O processo educativo propõe a integração das linguagens da dança, performance, fotografia e audiovisual para investigar, estimular e desenvolver a relação criativa dos alunos com a natureza ribeirinha e, em especial, com as águas do Rio Capibaribe que desenham a cidade do Recife. A formação gratuita é voltada para pessoas com ou sem experiência nas linguagens abordadas, que tenham interesse em aprender ou aprofundar a prática artística através da produção de videodanças.
Nos encontros, os participantes aprenderão a manusear câmeras de audiovisual e, durante o processo, irão filmar, dançar e performar as cenas roteirizadas por cada turma, em coletivo. Após a gravação das videodanças, todo o material será editado e finalizado por profissionais para que, entre os meses de novembro e dezembro deste ano, sejam exibidos em eventos abertos ao público nas comunidades, e também publicados nas redes sociais do projeto: @peixes__voadores (Instagram) e @peixesvoadoresss (Youtube).
A primeira oficina será realizada entre os dias 14 de setembro e 20 de outubro, voltada para moradores da comunidade do Coque (Ilha de Joana Bezerra). O local escolhido para as aulas dentro da comunidade foi o NEIMFA (Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis), localizado na Rua Jacaráu, 31. Já a segunda oficina acontecerá entre os dias 08 e 25 de outubro, para moradores do Bode e da Brasília Teimosa, com encontros no EREM Assis Chateaubriand, que fica na Rua Francisco Valpassos, SN, em Brasília Teimosa.
A artista da dança e fotógrafa Marina Mahmood e o músico e fotógrafo iezu kaeru irão facilitar o processo educativo a partir de um olhar sinestésico, transitando entre linguagens para trazer à tona sensações e paisagens internas dos participantes, estimulando as subjetividades por meio de práticas corporais, audiovisuais, fotográficas e sonoras.
“A ideia é relacionar os nossos mundos internos, que são os sentimentos, as emoções, as intuições e os instintos, com a natureza externa, as paisagens cotidianas e ribeirinhas. A partir disso, vamos facilitar aulas de dança e de performance, estimulando o corpo ao movimento livre, assim como também teremos encontros mais técnicos para o manuseio de equipamentos fotográficos. Todo o processo será registrado em audiovisual pelos alunos e a culminância do projeto será a exibição das videodanças nas comunidades, em eventos abertos ao público”, explica Marina Mahmood, idealizadora do projeto, artista da dança e do audiovisual.
SERVIÇO – OFICINAS DE VIDEODANÇA
BODE (PINA) E BRASÍLIA TEIMOSA:
Datas e horários:
08, 10, 11 de outubro - 14h30 às 19h
15, 17, 18, 22, 24 de outubro - 14h às 18h30
25 de outubro - 15h às 17h
Local:
EREM Assis Chateaubriand
Endereço: R. Francisco Valpassos, SN — Brasília Teimosa, Recife–PE, 51010-370
Ponto de Referência: Próximo ao JCPM
COQUE (ILHA DE JOANA BEZERRA):
Datas e horários:
14 de setembro - 10h às 17h30
21 de setembro - 10h às 17h30
28 de setembro - 10h às 17h30
05 de outubro - 10h às 17h30
13 de outubro - 9h às 11h/ 15h às 17h
20 de outubro - 10h às 17h30
*Intervalo (almoço): 13h – 14h30 (o almoço será servido por parte do projeto)
Local:
NEIMFA (Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis).
Rua Jacaráu, 31. Coque/Ilha de Joana Bezerra, Recife, Pernambuco.
FICHA TÉCNICA:
Idealização e coordenação geral: Marina Mahmood
Facilitadores: Marina Mahmood e iezu kaeru
Produção Executiva: Hudson Wlamir
Edição Audiovisual: Zé Diniz
Assessoria de imprensa: Dea Almeida (Alcateia Comunicação e Cultura)
Arte Gráfica: Nathalia Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário