- A regra de ouro continua valendo: prefira alimentos naturais e minimamente processados
Se ao longo de julho as refeições tiveram que ser mais improvisadas e práticas, existe a possibilidade de recomeçar os planos, com destaque para os alimentos naturais, como vegetais, frutas, oleaginosas e sementes (gergelim, chia e linhaça), além das proteínas e gorduras saudáveis no lugar dos ultraprocessados. “Uma boa ideia é convidar as crianças a participarem da preparação dos alimentos para gerar aproximação com o universo saudável”, comenta a nutri.
- Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades
Ao temperar os alimentos, verifique a quantidade desses ingredientes (óleos, gorduras, sal e açúcar), a fim de evitar os excessos. “Uma dica interessante é substituir esses itens, sempre que possível, por opções menos refinadas como o azeite de oliva, açúcar mascavo e demerara. Para receitas salgadas, uma boa forma de reduzir o uso de sal é criar o seu próprio sal de ervas, misturando com temperos naturais como alecrim, orégano e salsa desidratados”, indica.
“Outro hábito benéfico é a leitura dos rótulos das embalagens dos alimentos. Ao realizar suas compras, verifique se existe a lupa frontal no produto, que indica alto teor de sódio, açúcares e gordura saturada, prejudiciais à saúde”, sugere.
- Planeje as refeições intermediárias
Na hora da fome, é fundamental ter por perto opções mais leves que possam trazer saciedade à rotina. “As frutas podem ser consumidas puras, acompanhadas com toppings como granola e aveia, além de iogurte natural. O wrap é outro alimento versátil, que pode ser combinado de diversas formas, como com queijo, frango desfiado e creme de ricota. O pão e biscoito de arroz sem glúten são alternativas interessantes para carregar um lanchinho na mochila. Já para suprir a vontade de comer doce, os cookies e bites são ótimas sugestões, leves e fáceis de transportar a qualquer lugar”, detalha a nutricionista.
- Preste atenção aos sinais de fome e saciedade da criança
A observação e diálogo dos pais são práticas importantes para a rotina alimentar da criança. “Os sinais de fome e saciedade devem ser reconhecidos e respondidos de forma ativa e carinhosa. Além disso, os estudos nutricionais sugerem evitar se distrair na hora da comida: evite televisão, celular, computador e tablet, que podem tirar o foco do prazer em se alimentar”, alerta.
- Invista em um sono de qualidade
A nutricionista explica que a alimentação é um dos fatores que exerce influência sobre a qualidade do sono. De acordo com as evidências científicas, dormir horas insuficiente aumenta o gasto energético em aproximadamente 100kcal/dia, mas também aumenta a ingestão calórica em 250kcal/dia, resultando em um balanço energético positivo e favorecendo o ganho de peso. “Ao mesmo tempo, um estilo de vida sedentário, somado à alimentação desregulada, é capaz de interferir negativamente no sono. Por isso, é importante associar novos hábitos ao cotidiano”, esclarece.
“Invista na higiene do sono, preparando o ambiente e evitando o uso de telas 1 hora antes de dormir. Também inclua alimentos ricos em nutrientes indutores do sono nas refeições, que são ricos em melatonina, (como frutas, cereais, raízes e temperos como açafrão) para uma nova jornada mais saudável”, finaliza.
Gostou das dicas? Para conhecer todos os produtos da Jasmine, acesse o site www.jasminealimentos.com.
Lembrando que a marca apresenta portfólio livre de excessos, isso é, não contém a lupa frontal nas embalagens dos produtos que indica a presença de ingredientes considerados prejudiciais à saúde como açúcares, sódio e gordura saturada.
Para receber mais dicas e dar início a uma nova fase em direção a saudabilidade, basta acessar o site www.adoteumhabitinho.com.br e realizar o quiz. Aproveite!
Sobre a Jasmine Alimentos
Com mais de 30 anos de história, a Jasmine Alimentos é pioneira na fabricação de produtos saudáveis e foi a primeira empresa a produzir granolas no Brasil. Hoje a marca possui um portfólio completo que conta com produtos nutritivos de verdade e sem lupas de excesso, distribuídos em uma linha integral completa, composta por itens integrais, orgânicos e zero açúcar e uma linha especial sem glúten. Desde setembro de 2022, a marca pertence à M. Dias Branco - líder nacional em massas e biscoitos, companhia que possui mais de 17 indústrias e 28 centros de distribuição instalados em diferentes estados brasileiros, assim como processos de exportação para mais de 40 países. Mais informações: www.jasminealimentos.com.
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos. Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário