A premiação, com valor total de R$200 mil, será concedida através de 4 prêmios individuais de R$50 mil e os vencedores serão anunciados em novembro de 2024. Para participar, o candidato precisa ter uma graduação concluída e não precisa ser necessariamente dermatologista. Qualquer pessoa que esteja realizando pesquisa científica translacional e que demonstre contribuição para a área de dermatologia - incluindo pesquisadores de diversas áreas do conhecimento como ciências exatas e biológicas, voltadas para pele e cabelo de pessoas negras - pode se inscrever.
Este prêmio faz parte do programa “Dermatologia + Inclusiva” que conta com três pilares, sendo eles: projeção - para ampliar a discussão e relevância da pauta através de uma comunidade de médicos referência; equidade - para aprofundar os conhecimentos, visando excelência no atendimento ao paciente através de uma parceria com a Skin of Color Society (SOCS), uma organização profissional internacional que promove a conscientização por meio de pesquisa, educação, orientação e Advocacy; e ciência - para fomentar o avanço de pesquisas para pele, couro e fibra capilar de pessoas negras.
Por meio da iniciativa, o Grupo L’Oréal no Brasil deseja expandir ciência e conhecimento sobre todos os tons e tipos de peles e cabelos, a fim de tornar a dermatologia cada vez mais inclusiva no país e estimular pesquisas que contribuam para o avanço do estudo de questões dermatológicas de pessoas negras em quatro territórios: fotoproteção e hiperpigmentação, acne e pele oleosa, barreira da pele, couro e fibra capilar.
Para garantir imparcialidade e lisura, a seleção dos quatro vencedores da premiação será feita por uma comissão multidisciplinar de especialistas renomados no Brasil e no mundo, que analisará os projetos quanto aos critérios técnicos de cada um. O júri é composto por Jaqueline Goes, biomédica, mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa e Doutora em Patologia Humana, Sérgio Schalka, dermatologista graduado e pós-graduado pela Faculdade de Medicina da USP, Patrícia Maia Campos, farmacêutica com mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo, Marco Rocha, dermatologista, mestre e PhD e Francisca Regina, professora Titular de Dermatologia da Universidade do Estado do Pará e Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Cenário da população negra no Brasil
O Brasil é um país com ampla diversidade, onde são encontrados 55 dos 66 tons de pele mapeados em todo o mundo e todos os 08 tipos de cabelos identificados globalmente. E com toda essa diversidade, os dermatologistas, cientistas e a indústria cosmética precisam atentar-se às necessidades de desenvolver soluções que atendam todos de maneira adequada.
Uma pesquisa feita pelo Grupo L’Oréal no Brasil sobre Diversidade Equidade & Inclusão na Dermatologia, revelou que 44% deles sentem-se parcialmente ou pouco preparados para diagnosticar e tratar todos os tipos e tons de pele e cabelos, dados que demonstram a necessidade de ampliar o conhecimento sobre as especificidades de pele e cabelos de pessoas negras, que totalizam cerca de 56% da população brasileira, cerca de 120 milhões de pessoas.
“No Brasil, temos em nossa população 55 tons de pele e não podemos generalizar que todos os tipos de peles negras são iguais. Cada fototipo e curvatura de cabelo possuem características distintas, por isso, estamos empenhados em ampliar o aprofundamento do conhecimento em pele e cabelo de pessoas negras e, desta forma, contribuir com a inclusão dessa população também através da dermatologia”, afirma Roberta Sant’Anna, Diretora Geral da divisão L’Oréal Beleza Dermatológica na L’Oréal Brasil.
***
Para saber mais acesse:
https://www.loreal.com/pt-br/brazil/
Instagram: @loreal_brasil
Sobre L’Oréal Beleza Dermatológica
No Brasil, a L’Oréal Beleza Dermatológica é responsável pelas marcas La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals e CeraVe, atendendo uma gama de necessidades distintas de cuidados com a pele e cabelos, que chegou no Brasil em 2000 e, desde então, comercializa produtos dermocosméticos exclusivamente em farmácias, drogarias e sites de e-commerce, como a plataforma proprietária DermaClub. Seus produtos têm eficácia comprovada através de estudos científicos e muitas vezes, conduzidos por dermatologistas. Graças às suas marcas altamente complementares, desenvolvidas e aprovadas por profissionais de saúde (dermatologistas, pediatras, etc.), a L’Oréal Beleza Dermatológica é a líder mundial em dermocosméticos, tendo dentre seu portfólio, marcas líderes em recomendações de dermatologistas em todo o mundo.
Sobre o Grupo L’Oréal
A L'Oréal se dedica à beleza há mais de 100 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 38.36 bilhões de euros em 2022 e conta com 87.400 colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L'Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L'Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completou 60 anos em 2019 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 21 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L'Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro, Mugler e Aesop.
Nenhum comentário:
Postar um comentário