De acordo com um relatório da Salesforce, empresa norte-americana de software on demand, a IA generativa está promovendo uma revolução no mercado de trabalho. Executivos ao redor do mundo estão acompanhando o assunto de perto, já que ferramentas do tipo prometem, entre muitas coisas, aumentar a produtividade.
O levantamento da companhia dos EUA pontua que, além da capacidade de praticamente eliminar trabalhos repetitivos, a IA generativa pode reduzir custos, agilizar a busca por soluções de problemas, aumentar o volume de entregas e, por consequência, tornar o trabalho mais lucrativo e rentável.
Benefícios parecidos em relação à tecnologia foram levantados pelo Canva. As equipes de pesquisa do aplicativo de design gráfico entrevistaram mais de 4 mil líderes de marketing e criação de nove países — incluindo o Brasil — e descobriram um grande potencial para o mercado criativo.
Para 69% dos entrevistados, a IA generativa ajuda a economizar entre duas e três horas por semana de trabalho. O tempo economizado serve para realizar tarefas que precisam do olhar crítico humano, como revisão e edição.
Ainda segundo o Canva, 83% dos líderes de setores criativos ouvidos já usaram geradores de texto baseados em IA para criar conteúdo escrito. Além disso, 82% dos entrevistados relataram já ter usado ferramentas de IA para gerar imagens únicas.
“A IA Generativa, que nada mais é que uma tecnologia que utiliza dados para criar algo, funciona como um assistente de profissionais criativos. Ferramentas do tipo já estão integradas aos mais diversos tipos de software, auxiliando o alcance de criações únicas”, explica Luiz Guilherme Guedes, especialista em Economia Criativa Digital e CEO da EPICdigitais, empresa que desenvolve estratégias criativas em marketing de influência e potencializa criadores de conteúdo.
Principais usos da IA generativa para criativos
A IA generativa vai impactar todo o mundo corporativo — sem exceção. Contudo, é na chamada indústria criativa que as soluções de IA aparecem de forma mais evidente para o público. E este setor da economia é um colosso que ficará ainda maior.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua), do IBGE, cerca de 7,4 milhões de brasileiros trabalham com a criatividade. Esses dados são confirmados também pela previsão do Observatório Nacional de Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que afirma que o número de influencers, blogueiros, músicos, videomakers, artistas plásticos, streamers, designers, escritores, pintores, instagrammers, tiktokers e etc, vai chegar a 8,4 milhões em 2030.
Luiz Guilherme Guedes afirma que este grande contingente de pessoas, que usam a criatividade para ganhar dinheiro, abraçará de vez a IA generativa em 2024. Ele pontua que depois de um período de testes e melhorias, as plataformas estão em um nível bastante satisfatório.
“O que chama bastante a atenção é o nível de personalização e a qualidade dos resultados das ferramentas. Há pouco mais de um ano, era bastante difícil utilizar um sistema de clonagem de voz, por exemplo. Atualmente, já é possível pegar poucos minutos da voz de alguém para fazer até músicas que aquela pessoa nunca cantou”, cita.
Além das IAs generativas que produzem música, como o AIVA, Soundraw, Boom e outros, existem também sistemas mais tradicionais e conhecidos. O especialista em Economia Criativa enumera outras 7 plataformas que já estão bombando e que devem se tornar ainda mais populares neste ano:
ChatGPT: plataforma de IA generativa mais popular do mundo. Pode ser utilizada para diversos meios, seja resumir textos, auxiliar na criação de roteiros, fazer contas matemáticas, sugerir temas e etc;
Character.IA: outro chatbot conversacional que tem a habilidade de participar de conversas contextuais;
Gemini: a plataforma do Google, anteriormente chamada de Bard, também é um concorrente do ChatGPT. Tem ainda capacidade de criar imagens;
Midjourney: a ferramenta é uma das mais populares no quesito de criação de imagens. Consegue gerar fotos em diversos estilos artísticos em menos de um minuto;
Speechify: transforma arquivos de texto para o formato de áudio;
Leonardo: muito utilizada por designers para a criação de projetos visuais e de marketing;
Lexica: criador de imagens a partir de prompts de comando bastante utilizado por artistas que estão criando histórias e personagens.
IA generativa como parceira criativa
As inteligências artificiais causarão um impacto não somente no mercado de trabalho, mas na sociedade de maneira geral. Além dos softwares que auxiliam no mundo corporativo, muitas soluções utilizam IA para fornecer ajuda nas tarefas cotidianas.
Os dispositivos com Alexa, por exemplo, dão informações sobre o clima, falam sobre programação de partidas esportivas, explicam sobre receitas e muito mais. E é justamente este um dos aspectos mais importantes das IAs.
“As inteligências artificiais, sejam generativas ou não, precisam ser encaradas como parceiras. Elas não substituirão os humanos, já que dificilmente elas aprenderão a enxergar as minúcias que nós enxergamos. Na criação de conteúdo, as IAs nunca saberão tocar as emoções e se relacionar como um ser humano faz de forma natural”, defende Luiz Guilherme Guedes.
O CEO da EPICdigitais diz que os seres humanos sempre serão o principal motor das inovações e que as IAs são ferramentas que dão vazão à criatividade, assim como um lápis e um papel, um quadro ou um instrumento musical. “Elas não substituem as ideias humanas, só tornam palpável o que gente criativa está pensando”.
Neste cenário em que esta nova tecnologia ocupará um papel de destaque no cotidiano moderno, é essencial saber como manusear as plataformas. Guedes ressalta que o debate sobre precisa levar em consideração o aspecto da profissionalização.
Neste sentido, criadores de conteúdo e todos os profissionais que atuam na indústria criativa precisam buscar conhecimentos que servirão para destacar suas produções em um cenário cada vez mais competitivo.
“As principais empresas das indústrias do entretenimento e criativa lutam não necessariamente pelo dinheiro do público, mas do tempo. Então, saber como utilizar uma ferramenta cada vez mais importante como as IAs generativas pode ser o diferencial para alcançar a atenção das pessoas”, finaliza Guedes.
Sobre Luiz Guilherme Guedes
Fundador do Grupo EPIC e CEO da EPICdigitais, startup CreativeTech focada em Economia Criativa Digital, que conta um time de 14 creators e um alcance de mais de 7,5 milhões de pessoas. Ao longo de seus mais de 25 anos de atuação profissional, Luiz Guilherme Guedes foi cofundador de 3 hubs de inovação, 5 ecossistemas empreendedores e 12 startups.
Além do Grupo EPIC, Luiz Guedes também atua como conselheiro, palestrante e professor convidado de cursos de extensão. Seu propósito é apresentar a transformação que a economia criativa digital pode oferecer ao mundo e, principalmente, aos profissionais criativos digitais.
https://www.linkedin.com/in/epicguedes/
Sobre a EPICdigitais
A EPICdigitais é uma empresa referência no mercado de economia criativa, sobretudo no engajamento das gerações Y, Z e Alpha. Nos últimos 10 anos, vem impactando mais de 50 milhões de pessoas com conteúdos e campanhas nas mais diversas mídias sociais. A empresa é uma CreativeTech, combinando criatividade e tecnologia para criar soluções criativas inovadoras.
O principal foco da EPICdigitais é capturar a imaginação das novas gerações através de experiências digitais e lúdicas que não apenas entretêm, mas educam e inspiram. A empresa pode ser definida pela sua inovação, criatividade, qualidade, credibilidade no mercado, principalmente com seu time de creators.
Dentre as soluções que a EPICdigitais oferece, estão: soluções estratégicas de marketing de influência, eventos, consultorias, curadoria de creators e influencers, profissionalização e incentivo aos profissionais criativos, capacitação em economia criativa digital e desenvolvimento de espaços de metaverso para empresas.
https://epicdigitais.com.br/
https://www.youtube.com/watch?v=_IuWkGzS3IY
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