Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, publicado no portal de notícias G1, revelam que o número de estelionatos no país mais que quadruplicou nos últimos cinco anos. Para se ter uma ideia, em um ano, foram registrados mais de 1 milhão de casos — sendo 200 mil praticados em meios digitais. Alguns dos fatores que contribuem para a proliferação desses golpes são a falta de conhecimento e a pressa que muitas pessoas têm ao buscar um imóvel, sem tomar as precauções necessárias para o sucesso daquela aquisição. A empolgação de encontrar a casa dos sonhos ou um investimento lucrativo pode cegar os compradores para possíveis riscos.
Diante desse cenário atual e crescente, o advogado Augusto Lócio, que é especialista em Direito Imobiliário e Diretor Jurídico do Sindicato dos Corretores de Imóveis de PE (Sindimóveis-PE), orienta que, diante de tantas informações e documentos importantes a serem analisados para uma compra imobiliária segura, as pessoas que estão comprando ou vendendo um imóvel precisam estar bem atentas na hora em que forem realizar uma transação imobiliária, seja ela qual for. Estar atento aos valores de mercado praticados pelas imobiliárias, checar a veracidade dos anúncios, comparar fotos e endereço do imóvel, são alguns pontos que ele considera como importantes. No entanto, ele destaca que apenas uma análise pormenorizada de todos os documentos do imóvel e das partes que estão negociando o bem podem blindar o negócio realizado de possíveis problemas futuros.
Como especialista na área e com uma experiência de mais de 20 anos na prática da assessoria de negócios imobiliários, Lócio aponta como golpe mais comum, a venda de um mesmo imóvel para mais de uma pessoa. "O golpista negocia com diversos compradores ao mesmo tempo, sem que os estes analisem sequer se o vendedor é o proprietário do imóvel, não buscam analisar a documentação do imóvel e assinam um mero recibo pela compra do imóvel, passando o suposto vendedor a receber o valor pelo imóvel e, em seguida, simplesmente desaparecendo", comenta.
Pensando em qualificar advogados, corretores de imóveis, investidores e interessados para evitar os riscos na aquisição de imóveis, o Centro de Estudos do Direito Imobiliário (Cesdi), irá promover nos próximos dias 28 e 29 de fevereiro, das 18 às 22h, a capacitação intitulada "Due Diligence nos contratos de Compra e Venda e de Permuta de Imóveis", que será ministrada pelo especialista Augusto Lócio.
No curso, ele irá apresentar informações importantes para a interpretação da matrícula de um imóvel e de outros documentos essenciais desde o início da transação. Serão duas noites com conteúdos atualizados e direcionados para proporcionar a segurança necessária para quem deseja realizar uma negociação imobiliária altamente segura. O evento será realizado no Auditório do Empresarial Riomar Trade Center, Torre 5, no Pina. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no https://www.sympla.com.br/evento/due-diligence-nos-contratos-de-compra-e-venda-e-de-permuta-de-imoveis/2260034?share_id=copiarlink
SERVIÇO:
O quê? Curso "Due Diligence nos contratos de Compra e Venda e de Permuta de Imóveis"
Quando? 28 e 29 de fevereiro de 2024
Hora? 18 às 22h
Onde? Riomar Trade Center 5, Recife
Como participar? https://www.sympla.com.br/evento/due-diligence-nos-contratos-de-compra-e-venda-e-de-permuta-de-imoveis/2260034?share_id=copiarlink
Nenhum comentário:
Postar um comentário