sábado, 25 de novembro de 2023

Nova temporada de ‘Universo Karnal’ na CNN Brasil



O “Universo Karnal”, apresentado por Leandro Karnal, chega à CNN Brasil em sua terceira temporada a partir do próximo domingo, 26 de novembro, às 22h45. Diferentemente das edições anteriores, essa temporada toda tem um único tema: “Jesus Além da Fé”.


Filho de Deus para uns, profeta para outros, ou ainda um simples judeu nascido na região palestina, Jesus foi o homem mais importante e influente na história do Ocidente, personagem da vida real que divide todo nosso calendário em antes e depois do seu nascimento. O camponês pobre de Nazaré é abordado ao longo de seis episódios de “Jesus Além da Fé” sob uma perspectiva histórica e eminentemente humana, independente de crenças e religiões.



Na condução dos episódios, Leandro Karnal mescla com maestria sua especialidade acadêmica de historiador ao seu talento como entrevistador, colhendo depoimentos relevantes de personalidades diversas e traduzindo seu próprio conhecimento para o público na forma didática que lhe é peculiar.



Ao longo de seis capítulos, o fio narrativo abrange aspectos da simbologia de Jesus nas manifestações de fé, explicações objetivas sobre textos do Novo Testamento, entrevistas com pessoas envolvidas ou não no ambiente cristão. Novos olhares são lançados sobre a figura do chamado filho de Deus, como sua representatividade e abrangência também em credos fora do cristianismo.



As influências de Jesus vão além do Evangelho, estendendo-se para diferentes vertentes da cultura, como artes, filosofia e literatura. Entre as personalidades que participam dos episódios estão especialistas em diferentes áreas (professores, advogados, religiosos) e nomes conhecidos do grande público como o ator Thiago Lacerda e o padre Julio Lancelotti.



Em locações diversas, os episódios incluem cidades como São Paulo/SP, Ouro Preto/MG, além de gravações em ambientes como estúdios, templos e teatros.



Confira os episódios:


EPISÓDIO 1: UM DEUS ENTRE NÓS - estreia em 26/11


Quem é Jesus? Como um camponês do século primeiro virou Deus? Um homem carismático, simples, sem nenhum poder econômico ou político, mas venerado por milhões. Jesus é a encarnação de Deus na forma humana? E a vitória da divindade de Jesus seria do apóstolo Paulo, que nunca conviveu com ele? Afinal, como atualizar a mensagem de Jesus de Nazaré?


 


EPISÓDIO 2: MENSAGEM DO MESTRE 


O que são os evangelhos? Maior fonte sobre a vida e o pensamento de Jesus? Por que temos evangelhos canônicos, muito conhecidos a partir das palavras de Matheus, Marcos, Lucas e João e muitos evangelhos não reconhecidos, chamados apócrifos? O que ambos revelam sobre a vida, paixão e os ensinamentos de Jesus de Nazaré? Como esses escritos estão sendo apropriados hoje para diversas finalidades.


  


EPISÓDIO 3: AS VÁRIAS FACES DE JESUS  


Jesus foi interpretado de várias maneiras. Mas qual o rosto de Jesus? A arte ajuda a entender melhor a história da imagem de Jesus, mas é extremamente complexa a relação entre o homem histórico e suas representações imagéticas. Existem desde clássicos quadros do renascimento até as meias divertidas de um adolescente. Você consegue identificar quais os traços de Jesus de Nazaré? Seria ele loiro, de olhos azuis ou moreno, de olhos escuros, como os nascidos naquela região? Como eu identifico Jesus de Nazaré? Afinal, qual é a leitura mais próxima da imagem de Jesus?


 


EPISÓDIO 4: JESUS E SUAS IGREJAS 


Desde o começo do Cristianismo sempre houve muitas interpretações sobre Jesus, que deram origem a igrejas e filosofias diversas. A história mostrou que ele permitia uma multiplicidade de leituras e releituras a seu respeito. Igrejas católicas, luteranas, evangélicas, pentecostais e neopentecostais. Seriam todas variantes em torno de uma mesma ideia de Jesus? Ou seriam diferentes ideologias na interpretação da mensagem desse homem venerado por muitos? Qual a igreja, de fato, que representa a ideia de Jesus?



EPISÓDIO 5: A ANTÍTESE DE JESUS  


Se Deus é bom, por que existe o mal? Não é bíblica a ideia de uma equivalência entre Deus e Satanás, entre o bem e o mal. O conceito bíblico de antítese, amplamente defendido por Abraham Kuyper, no século 19, refere-se à hostilidade que Deus estabeleceu entre a semente da mulher e a semente da serpente. Reconhecer a antítese não significa promover violência contra os não cristãos. O deus deste século cegou o entendimento, e nós não sabemos quem são os salvos e quem não são. Para muitas correntes, a existência do mal é até mais importante do que a de Jesus, para o controle de seus fiéis.



EPISÓDIO 6: A CUSTOMIZAÇÃO DA FÉ  


Na sociedade atual sociedade chamada de “líquida”, onde está Jesus? E nessa liquidez do tempo presente, em que nada é feito para durar, em que tudo tem prazo de validade e em que o “eu” suplanta o “nós”, há espaço para o Jesus? Ele, que enfrentou a solidez de Roma propondo um reino em que a igualdade entre as pessoas, a comensalidade aberta e a cura gratuita seriam a tônica central. Jesus foi morto justamente por defender essas bandeiras. Teria o capitalismo “leve”, como denomina Bauman, espaço para o homem Jesus? Ou ele seria novamente crucificado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário