sexta-feira, 14 de julho de 2023

Pela primeira vez, um país da América Latina sediará a AIED, maior conferência internacional de Inteligência Artificial aplicada à educação



No próximo ano, Recife receberá a maior conferência internacional de Inteligência Artificial aplicada à educação. A AIED (International Conference on Artificial Intelligence in Education, na sigla em inglês) acontece uma vez ao ano em alguma cidade ao redor do globo.
E, desta vez, quem vai receber o evento é a CESAR School, escola do centro de inovação CESAR, que fica na capital de Pernambuco. Isso porque a CESAR School, a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), a UPE (Universidade de Pernambuco), a Universidade Federal Rural de Pernambuco, a Universidade Federal do Amazonas e a Universidade Federal de Alagoas, encabeçaram a candidatura para que o evento fosse trazido, pela primeira vez, para uma cidade da América Latina.

O evento contará com cerca de 400 pesquisadores de todo o mundo, ocorrerá entre os dias 8 e 12 de julho de 2024 e será a 25ª edição da Conferência, que é organizada pela Sociedade Internacional de AIED, celebrando em 2023 o seu 30º aniversário. O Comitê Brasileiro é composto por pesquisadores altamente reconhecidos, com experiência significativa organizando e participando de conferências internacionais. Os presidentes da conferência irão propor uma equipe de gerenciamento muito inclusiva, tanto em termos de gêneros, como em disciplinas científicas e distribuição por países.

“Estamos muito felizes e orgulhosos em poder receber essa conferência tão importante e significativa para a educação no mundo todo. Recife tem um ecossistema inovador e com muito potencial. Será um prazer trocar experiências com tantos nomes relevantes da área”, diz, Rafael Ferreira Mello, professor da School, pesquisador do CESAR e um dos participantes do comitê que trouxe a conferência para o País. “O evento será benéfico não só para o Brasil, mas também para todos os pesquisadores de países latino-americanos, que ainda não tiveram a oportunidade de sediar o AIED”, comenta.

A conferência é um evento que traz anos de experiência no estudo de inteligência artificial aplicada à educação . Embora muitos pensem que se trata de um tema recente, a associação já o estuda há décadas. Dentre os últimos presidentes da conferência, pode-se citar Olga C. Santos e Ig. Bittencourt.

Por quê Recife?

A capital pernambucana goza de grandes incentivos gerados pelo crescimento do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e de inovação do Brasil, com mais de 350 empresas, dentro do qual a CESAR School e o CESAR estão inseridos. A região é hoje uma referência e um polo educacional no Brasil. A cidade possui diversas instituições de ensino públicas e privadas, incluindo escolas e instituições de ensino superior. Tem também uma vasta gama de cursos de pós-graduação, mestrados e doutorado em temas relacionados à tecnologia, informática, engenharia de software e design. Além disso, a comunidade brasileira de tecnologia e inteligência artificial aplicadas na educação são um grupo extenso e que conta com pesquisadores altamente engajados.

Já a CESAR School é uma das grandes referências de educação ou (formação) em tecnologia do Brasil e vêm ajudando na formação de diversos profissionais capazes de transformar os ambientes e as empresas onde atuam, para fomentar, planejar, implementar e executar projetos e ações que promovam mudanças relevantes e de impacto para a sociedade. Criada em 2007, ela possui cursos de graduação, pós-graduação, extensão, especialização, mestrado, doutorado, entre outros. Possui o primeiro mestrado profissional em Engenharia de Software do Brasil, avaliado pela CAPES em 2017 como um dos dois melhores mestrados profissionais na área de computação do País.

Em 2013, foi autorizada a abertura do segundo mestrado profissional da instituição, dessa vez com ênfase em Design de Artefatos Digitais. A partir de 2016, o mestrado em Design passou a ser oferecido na unidade de Manaus. No mesmo ano, o Ministério da Educação autorizou o CESAR a ofertar cursos de graduação e começaram a ser ofertados os cursos de Ciência da Computação e Design, com abertura da primeira turma no primeiro semestre de 2018. Hoje são cerca de 1.500 estudantes na escola.

“Vamos nos preparar para realizar um evento com excelência, que envolva grandes debates e fomento à educação. Esperamos que mais países da América do Sul e Latina possam receber essa conferência tão importante para o setor”, diz Victor Hugo D’Albuquerque Lima, diretor executivo da CESAR School.

Sobre a CESAR School

A CESAR School é a escola de liderança e inovação do CESAR. Criada em 2007, tem como objetivo desenvolver e formar profissionais capazes de transformar os ambientes e as empresas onde atuam, para fomentar, planejar, implementar e executar projetos e ações que promovam mudanças relevantes e de impacto para a sociedade. O centro de ensino faz parte do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e de inovação do Brasil, com mais de 350 empresas, localizado no Recife. Uma oportunidade única de se conectar com centenas de profissionais e entidades de todo o país.

Com abordagem centrada no ser humano e suas relações, são utilizadas metodologias ativas para a resolução de problemas complexos que estimulam a criatividade, o protagonismo, o trabalho em equipe, a liderança, a empatia e o autoempreendedorismo. Essas abordagens unidas a um ecossistema de tecnologia e inovação proporcionam uma experiência de aprendizagem singular e significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário