No mesmo dia, às 11h, Altamirano participa de uma mesa especial de debates no Chial, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Guita e João Mindlin (Rua da Biblioteca, R. Cidade Universitária, 21, São Paulo – SP). No livro, Altarmirano promove uma profunda leitura histórica em busca das origens de construção de uma identidade coletiva dos povos latino-americanos. O sociólogo argentino passou a focar na pesquisa da construção identitária hispano-americana após identificar essa obsessão no trabalho da ensaísta brasileira Leyla Perrone Moysés.
“O ser do conjunto social, cultural e político ao sul do rio Grande, entre os Estados Unidos e o México, tem sido um tema frequente da ficção e do pensamento latino-americanos. Para definir o momento de início de tal indagação entre nossas elites culturais, temos de pensar na entrada das doutrinas do romantismo nesses países”, diz Altamirano.
O sociólogo também evidencia o distanciamento do Brasil em relação aos outros países latino-americanos, por buscar uma identidade nacional própria. O brasileiro, identificou o autor, não se via próximo dos hispano-americanos, mas, sim, da Europa ou dos Estados Unidos – algo que só começou a mudar após a 2ª Guerra Mundial.
Mesa de debate no Chial
Desde sua primeira edição em 2012, na Colômbia, o Chial já foi sediado em diferentes países da América Latina. Altamirano é um dos convidados especiais deste ano, que trata do tema principal “Os intelectuais”.
Segundo o próprio autor, “A Invenção de Nossa América” se relaciona com o 6ºChial porque os ensaios do livro “pertencem à área da história das ideias e da história das elites culturais nos nossos países, dois campos que fazem parte daquilo que chamamos história intelectual, pelo menos na América Latina”.
Comandada pelo diretor-presidente da Edusp, o sociólogo Sérgio Miceli, a mesa “A invenção de Nossa América” também terá a participação da professora titular de sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Helena Bomeny, do professor da Princeton University (EUA) Rafael Rojas e da diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FLCH) da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda.
Sobre o autor
Carlos Altamirano é graduado em letras pela Universidad Nacional del Nordeste, localizada na província de Corrientes (Argentina). Vive em Buenos Aires desde o final dos anos 1960, onde trabalhou em editoras. Foi integrante do projeto coletivo que lançou a revista de crítica cultural “Punto de Vista”, lecionou na Universidad Nacional de Quilmes (Argentina) e pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet).
Atualmente, participa do Centro de Historia Intelectual (CHI) da Universidad Nacional de Quilmes, em que integra o conselho diretor da revista “Prismas”. Juntamente a seus colegas Ricardo Piglia e Beatriz Sarlo, é considerado um dos principais intelectuais argentinos de seu tempo.
SERVIÇO
Lançamento de “A Invenção de Nossa América: Obsessões, Narrativas e Debates sobre a Identidade da América Latina”
Quando: Quinta-feira (26)
Horário: 18h
Onde: Livraria João Alexandre Barbosa
Endereço: Avenida Professor Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, São Paulo-SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário