quarta-feira, 1 de junho de 2022

Representantes da Cultura de Pernambucano defendem realização do São João em prol das famílias atingidas pelas chuvas.



O Movimento “Somos Forró” que representa artistas, grupos culturais, produtores culturais, associações de forrozeiros, quadrilhas juninas e demais expressões da cultura popular, realizará mobilização pública em prol das famílias atingidas pelas chuvas nas regiões metropolitana do Recife, zona da mata e agreste.

O São João Solidário é uma campanha que buscará atingir objetivos sócio econômico-culturais em duas perspectivas. Primeiro, em garantir que as festas juninas sejam polos de arrecadação de alimentos, roupas, e demais contribuições para ajudar as famílias vítimas das chuvas. Essa operacionalização da destinação das doações seria responsabilidade das prefeituras e governo do estado. O segundo objetivo é assegurar que toda cadeia produtiva cultural possa trabalhar pois foram a classe que mais sofreu os impactos econômicos provocados pela pandemia da COVID-19 nos últimos 2 anos.

É importante ressaltar que o governo federal e o governo do estado de Pernambuco divulgaram a destinação de recursos específicos para as famílias afetadas pelas chuvas. Nessa ótica, não é justo que toda cadeia produtiva cultural seja novamente penalizada.

Alguns gestores municipais estão adotando estratégias populistas com discursos fundamentados em proselitismo político jogando a sociedade contra os artistas e fazedores de cultura. Essa estratégia política não funcionou e vem gerando inúmeros desgastes nas redes sociais. Como resposta, a sociedade pernambucana e os artistas estarão realizando nesta quarta-feira, 01 de junho, uma série de mobilizações públicas em defesa da manutenção do São João, em formato solidário.

Uma grande campanha será realizada em Pernambuco com o apoio de diversas instituições públicas e privadas para o fortalecimento do espírito de solidariedade nesse momento crítico de dor e luto das famílias atingidas pelas chuvas, bem como por toda cadeia produtiva cultural que está em situação de vulnerabilidade econômica, social e alimentar. A maioria das pessoas que trabalham no São João, de maneira direta ou indireta, são das áreas atingidas pelas chuvas. O cancelamento do São João proporcionará uma maior vulnerabilidade não apenas para artistas, mas para pessoas que estão na informalidade e vendem bebidas, churrasquinho, comidas típicas, coletas de recicláveis, e inúmeros outros trabalhadores inseridos na cadeia produtiva cultural. Realizar o São João em Pernambuco é um ato de amor coletivo.

Movimento “Somos Forró”

Instagram: @movimentosomosforro

Cronograma de ações:

10h – Participação em Audiência Pública na Câmara de Vereadores do Recife. 

12h - Ato público de lançamento da Campanha “São João Solidário” em frente da FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco). 14h – Ato público na Prefeitura do Recife 15h – Ato público no Palácio Campo das Princesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário