A cidade de João Câmara, no interior do Rio Grande do Norte, é mais uma a integrar o vasto número de cidades que utilizam a 1Doc, plataforma de processos digitais que poupa tempo, dinheiro e aumenta a produtividade em gestão documental, atendimento e comunicação. O lançamento oficial do “João Câmara Digital” aconteceu na terça-feira (7), na Câmara Municipal, e contou com a presença do prefeito Manoel Bernardo, vereadores, secretários, além de representantes da plataforma e da Sogo Tecnologia, responsável pela implantação da 1Doc no Nordeste.
Como acontece nas mais de 500 cidades que utilizam a 1Doc, a plataforma chega à João Câmara para trazer maior agilidade e segurança aos serviços oferecidos à população, que poderão ter acesso aos serviços de todas as secretarias da gestão municipal de forma digital, sem precisar sair de casa e de forma mais eficiente. Também pela plataforma, os servidores poderão se comunicar internamente e todos os processos passarão a tramitar pela ferramenta, gerando celeridade para as demandas dos mais de 35.360 habitantes e economia aos cofres públicos ao eliminar a impressão de documentos.
Segundo Ednaldo Costa, representante da Sogo, a inauguração é um marco para o município que agora se aproxima de grandes cidades brasileiras no quesito transformação digital. “Nesta sala não temos ninguém que não possua um aparelho celular e que não tramite questões bancárias e financeiras através do mundo digital. E a prefeitura não poderia ficar para trás. Esse passo é extremamente importante no caminho da transformação. Espero que em breve possamos comemorar João Câmara no topo da transparência no Rio Grande do Norte”, falou Ednaldo.
Representando a 1Doc Tecnologia, Oton Justino informou durante o lançamento que, agora, com a implantação da plataforma, a prefeitura, além dos benefícios em agilidade de processos, economia e preservação do meio ambiente, também passa a ter dados muito mais concretos e quantitativos. Já o secretário municipal de Administração, João Miranda Júnior, ressaltou que a gestão assumiu um compromisso com o desenvolvimento da cidade e que a ferramenta vai ajudar no alcance das metas.
Entusiasta da modernização dos processos, o prefeito Manoel Bernardo falou que o sistema será de fundamental importância para os camarenses, porque leva a uma aproximação da população com os processos da gestão pública. “Sempre buscamos soluções de como melhorar o fluxo de processos, mas não poderia ser apenas um sistema, tinha que ser o melhor sistema, tinha que ser aquele que fosse referência não apenas nas principais cidades do Brasil, mas que já estaria ganhando o mundo, por isso a escolha da 1Doc”, explicou.
Resultados em outras cidade
Durante o evento de lançamento ainda foram mostrados os resultados obtidos pela 1Doc em outras cidades brasileiras. Em Macapá (AP), por exemplo, a plataforma conseguiu reduzir em 76,66% o tempo médio de recursos de multas de trânsito; em João Pessoa (PB), mais de 63 mil assinaturas foram feitas em apenas três meses; em Piraquara (PR), já são mais de 1 milhão de documentos digitais gerados e o número segue aumentando.
Aracaju (SE), primeira capital do Brasil a usar a 1Doc, conseguiu agilizar a solicitação para alvará de obras de 73 dias para 18 dias e hoje também oferece mais de 900 serviços online para a população; Presidente Prudente (SP) conseguiu diminuir o tempo médio para abertura de empresas de 90 para 8 dias; em Campina Grande (PB), o tempo médio de concessão de licença prêmio para servidores passou de 4 meses para 4 dias; em Palhoça (SC), a redução no uso de papel fez a cidade ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no quesito gestão ambiental inovadora.
Sogo Tecnologia
Uma empresa da Alfa Group, a Sogo Tecnologia, com mais de 10 anos de mercado, tem como missão a oferta de soluções em tecnologia para a transformação digital de órgãos governamentais e instituições privadas, gerando soluções e processos inteligentes, levando eficiência, transparência e inovação para que a administração pública e privada obtenham os melhores resultados e uma melhor qualidade de serviços oferecidos
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