segunda-feira, 7 de março de 2022

Sarau literário marca lançamentos das escritoras Katarine Araújo e Renata Santana



O próximo sábado, 12 de março, é um marco por si só, para quem mora em Recife e Olinda, pela celebração dos aniversários das cidades-irmãs. Mas a partir das 20h, no Casbah, no Carmo, em Olinda, um sarau literário vai fazer a palavra escrita ecoar na Marim dos Caetés, no lançamento dos livros “O sol não vai espremer sua grandeza para caber nas tuas horas”, da escritora Katarine Araújo, editado pela Confraria do Vento, e “O amor na 5ª série aos 30”, da autora Renata Santana, pelas Edições Macondo. Coincidências à parte, ambas lançam seu segundo livro de poemas.

Em “O sol não vai espremer sua grandeza para caber nas tuas horas”, Katarine versa sobre o embate do eu-lírico versus o tempo, pois há muitas urgências debaixo do sol. No poema “Da chuva”, de onde foi extraído o título que dá nome ao livro, a poeta crava “Você acha que o tempo te engole / Você é quem anda devorando o tempo/ Saiba que o sol não vai espremer seu brilho/ Para caber na tua tela nem sua grandeza/ Para caber nas tuas horas”. 

Dividido em três capítulos - Coracional, Enigmas e Aprendizagens - o livro reúne poemas escritos entre 2016 e 2018, com palavras que transbordam os dias. Em alguns versos, a contemplação sobre os encantos de Olinda, “para os olhos afago e para o coração deleite”, abarcando cores, sensações, temperaturas e texturas do mar, do ar e da natureza que a cerca. 

Katarine Araújo discorre ainda poemas sobre a mulher e o amor, que também almejam a libertação material e o desejo anticapitalista. Em um esforço de nomear sentimentos e, por meio das palavras, costurar caminhos para suas travessias, a poeta escreve também sobre a burocracia do verso, sua angústia, métrica e rima fechada, que se dissipa no poema aberto. 

Já Renata Santana, no seu “O amor na 5ª série aos 30”, compila 35 poemas que reinterpretam a maturidade e as experiências da vida adulta sob o calor das emoções da adolescência, fazendo refletir sobre a jovialidade que mobiliza afetos e paixões mesmo noutras idades. 

Em versos curtos e poéticos, a obra apresenta pequenas histórias sobre paixões, vida urbana, tecnologia, solidão, álcool, sexo e outras vivências no contexto da adultidade - especificamente na fase dos 30 anos -, deslocadas do local de maturidade e embebidas no pensar e no sentir efusivo da adolescência - a “quinta série das coisas”, como define a autora. 

Ora com uma visão ácida, debochada e pessimista sobre a vida; ora com bom-humor, aventurança e leveza, a escrita de Renata Santana conduz o leitor por narrativas que fazem repensar a consciência adulta e o status de certeza e solidez que a maturidade impõe. “O amor na 5ª série aos 30” traz poemas necessários para se reconhecer a atemporalidade dos sentimentos e perceber como afetos transpassam vivências de maneira intempestiva e visceral em todas as idades. 

Na noite de autógrafos desse lançamento duplo, as autoras vão falar sobre os processos de criação dos seus livros, irão recitar alguns de seus poemas e o microfone estará aberto a outras e outros poetas que desejem declamar. Os livros podem ser adquiridos online, no site das editoras, ou na noite de lançamento.

SOBRE AS AUTORAS

Katarine Araújo nasceu em Recife em 1988. É advogada, poeta e moradora de Olinda. Escreve desde 2006, quando começou a publicar virtualmente seus poemas através de blogs. É uma das responsáveis pela criação, curadoria e mediação do projeto Leia Mulheres Olinda, clube de leitura voltado para o fomento do consumo e debate da literatura produzida por mulheres. Lançou seu primeiro livro de poemas em 2016. A obra Visceral foi publicada de forma independente pela Cartonera do Mar. Está entre as escritoras que compõem a antologia No entanto: dissonâncias, publicada pela editora Castanha Mecânica, em janeiro de 2019. Em 2021, lançou o livro O sol não vai espremer sua grandeza para caber nas tuas horas, pela Confraria do Vento.

Renata Santana é uma mulher, negra, nascida no Recife e de origem periférica. Escritora, atriz, jornalista, bibliotecária, pesquisadora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ela escreve e recita desde criança - aos 12, ganhou a medalha de ouro no Concurso de Poesia Infantil Orlando Parahym, em 2000. Depois de uma década entrevistando e recitando em eventos literários no Estado, publicou seu primeiro livro em 2019, o elogiado livro de contos “Na terceira margem do agora” (Ed. Castanha Mecânica). Publicou textos em antologias como “O poema se chama política” (2021), “Abrigo” (2020) e “Quem dera o sangue fosse só o da menstruação” (2019). Ainda em 2021, se tornou a primeira mulher negra recifense a ganhar o 7º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura (antigo Prêmio Pernambuco de Literatura), na categoria poesia. A obra premiada, “A Mulher do Tempo”, será publicada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) ainda neste primeiro semestre de 2022.



Serviço:

Lançamento dos livros “O sol não vai espremer sua grandeza para caber nas tuas horas”, de Katarine Araújo, e “O amor na 5ª série aos 30”, de Renata Santana.

Quando: Sábado, 12 de março de 2022

Horário: a partir das 20h

Local: Casbah, Rua 27 de Janeiro, 7, Carmo, Olinda - PE

Os livros poderão ser adquiridos na ocasião, pelo mesmo valor da compra online.

“O sol não vai espremer sua grandeza para caber nas tuas horas”: R$ 47

http://www.confrariadovento.com/editora/catalogo/item/279-o-sol-nao-vai-espremer-sua-grandeza-pra-caber-nas-tuas-horas.html 

“O amor na 5ª série aos 30”: R$ 36

https://www.edicoesmacondo.com.br/produtos/o-amor-na-5-serie-aos-30 

Nenhum comentário:

Postar um comentário