O projeto Pirráias da Periferia atende mais de 300 jovens e adolescentes de comunidades carentes do Recife, com práticas esportivas, aulas de futebol e apoio psicopedagógico. As inscrições podem ser realizadas através de mensagem pelo instagram @pirraiasdaperiferia. Podem participar crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, que estejam matriculadas e frequentando a escola.
O projeto foi criado em 2008 pelo Professor Zé Luís (Centro de Educação- UFPE), quando percebeu a necessidade de uma atividade esportiva junto às crianças e adolescentes carentes do bairro da Várzea (onde fica localizada a UFPE). Além do Professor Zé Luís, outras 29 pessoas, entre professores, pesquisadores, estudantes e lideranças comunitárias compõem a equipe que executa as atividades e acompanha os jovens.
Nas palavras do coordenador do projeto, Professor Zé Luís: “O projeto Pirráias da Periferia já ajudou dezenas de jovens a ingressar na universidade e é um dos principais projetos de extensão da UFPE. Além disso, já foi fonte para diversas pesquisas científicas e artigos acadêmicos. Em 2018, o projeto virou HQ pela editora Liceu, com roteiro do Professor Fábio Paiva, especialista no assunto.’’
No ano passado, o projeto contou com um estande na Bienal do Livro de Pernambuco e motivou o professor da UFPE a pedalar do Recife a São José dos Campos (SP), em uma campanha de arrecadação de doações para a realização do Festival Pirráias da Periferia, que aconteceu no mês de dezembro no Núcleo de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco. A ação do professor resultou na arrecadação de mais de 100 pares de chuteiras novas para as crianças atendidas pelo Pirráias da Periferia.
Para mais informações basta entrar em contato via direct com o instagram @pirraiasdaperiferia.
Serviço:
Pirráias da Periferia
19 de março: Coque (Campo dos Unidos - Das 8h às 12)
Várzea (Campo de Futebol da UFPE - Das 9h às 12h)
Morro da Conceição (Quadra Esportiva da Praça da Conceição - Das 8h às 12h)
26 de março: Nova Descoberta (Escola Rotary de Nova Descoberta - Das 9h às 12)
Ibura (Em breve será divulgado o local - Das 9h às 12h)
Nenhum comentário:
Postar um comentário