Quase trinta anos após ser instituído durante a conferência Rio-92 para lembrar o mundo sobre a importância da proteção das águas, o Dia do Mundial dos Oceanos é celebrado nesta terça-feira, 8 de junho, com prognósticos pouco animadores caso a transição para uma economia circular dos plásticos siga a passos lentos. Diante desse desafio, a Natura espera empregar em um ano cerca de 7 toneladas de plástico reciclado nas embalagens da linha de fragrâncias Kaiak Oceano, evitando que alcancem o destino mais comum: os mares. O montante equivale a 3,4 milhões de tampas de garrafas de água que, juntas, formariam uma distância capaz de cruzar o Brasil de Norte a Sul.
Os dados são alarmantes: de acordo com dados da revista
Science, a cada ano, 8 milhões de toneladas de plástico, um dos maiores
poluentes da atualidade, chegam aos oceanos. Dados da Fundação Ellen MacArthur
projetam que, até 2050, teremos mais plástico do que peixes no mar. Ao se
inspirar no universo aquático e marinho desde 1996, Kaiak, marca da Casa de
Perfumaria do Brasil, faz um convite ao chamado do oceano, propondo um olhar
mais consciente sobre o lixo gerado no meio ambiente e o impacto que tem sobre
águas. Lançadas, respectivamente, em setembro de 2020 e em janeiro de 2021, as
fragrâncias, em versão masculina e feminina, seguem os preceitos de
circularidade e possuem até 50% de plástico reciclado na composição de suas
tampas. Desse total, cerca de 8% advém da costa brasileira.
“A sustentabilidade está no centro da estratégia da Natura.
Acreditamos que um produto ou serviço só é inovador se gerar impacto positivo
para as pessoas e para o planeta. Por isso, buscamos continuamente soluções que
contemplem as questões socioambientais. Nesse sentido, as embalagens são um
tema central para a organização – entendemos que é nosso papel, como empresa de
bens de consumo, garantir a sustentabilidade no processo de produção de nossas
embalagens, de ponta a ponta. Com o lançamento de Kaiak Oceano, damos
continuidade às ações de circularidade, que dão vida a uma das nossas
principais causas, Mais Beleza, Menos Lixo, ao reaproveitar o plástico e o
vidro que seriam descartados para oferecer o máximo, usando o mínimo e
reduzindo os excessos”, diz Fernanda Rol, diretora de Marketing Brasil da
Natura.
Antes do lançamento de Kaiak Oceano, a Natura já havia
trabalhado esse insumo em outros produtos, como o lançamento do desodorante corporal
Deo Spray Corporal Humor, por exemplo, cujas tampas foram produzidas a partir
de 2,5 milhões de copos plásticos descartados durante os sete dias do festival
Rock in Rio, em 2019. No entanto, os desafios para o lançamento das fragrâncias
de Kaiak Oceano eram ainda maiores: a tampa é uma peça complexa, composta por
diversas partes distintas, e a cadeia de resina PP ainda é incipiente no Brasil
em comparação com outras já estruturadas, como as de alumínio e PET. A solução
foi apostar na capacitação de cooperativas parceiras de reciclagem e na
obtenção do restante do material por meio de aterros sanitários.
A Natura também promoveu a limpeza de uma área de cerca de
cinco quilômetros na estação ecológica Juréia-Itatins, no litoral Sul de São
Paulo, em parceria com o Instituto Ecosurf. Os dois dias de coleta na unidade
de conservação resultaram na retirada de mais de 300 sacos contendo 100 litros
de resíduos. Todo o material coletado ganhou a destinação adequada: os
recicláveis foram enviados para recicladores e os não-recicláveis foram
encaminhados para aterros sanitários. A operação demandou dez dias de
preparação e cerca de 30 pessoas envolvidas.
Adeus, celofane
Outra decisão pioneira no lançamento de Kaiak Oceano foi
eliminar um emblemático item da perfumaria: o celofane envolto nas embalagens.
Embora seja usado por apenas alguns minutos, o famoso filme plástico - assim
como qualquer outro plástico de uso único, como sacolinhas, garrafas PET, copos
e canudos – pode levar centenas de anos para se decompor. Alinhada aos
preceitos de economia circular, a Natura decidiu eliminá-lo da embalagem das
duas versões de Kaiak Oceano, passando a usar, no lugar, um cartão mais
resistente nas caixas e a lacrá-las com cola. Para isso, investiu na aquisição
de máquinas para aplicar pegamento nas abas superior e inferior das embalagens,
que são utilizadas no lugar dos tradicionais equipamentos para aplicação do
celofane após a etapa de encartuchamento (colocação do perfume no cartucho). A
adaptação foi feita na fábrica da Natura em Cajamar (SP) e em outras três
fábricas de produção da empresa na Argentina, México e Colômbia.
Mas além da embalagem, também era preciso mudar a maneira de
pensar. “Executamos um intenso e abrangente trabalho de comunicação com mais de
2 milhões de Consultoras na América Latina, promovendo entre nossa rede de
relações uma importante reflexão sobre sustentabilidade e ressignificação de
códigos em prol de um futuro mais sustentável, tendo como eixo nossa causa Mais
Beleza, Menos Lixo”, sinaliza Fernanda Rol, “além de provar que a inovação em
rede é um poderoso instrumento para criar soluções que respondam aos desafios
mais urgentes do mundo, como a poluição dos oceanos”.
A inovação audaciosa valeu a pena. Em pesquisa realizada,
25% dos consumidores compraram Kaiak Oceano atraídos pela causa e 96% dos
consumidores concordam que usando Kaiak Oceano cuidam de si e da natureza ao
mesmo tempo. Entre a força de vendas, o produto também gerou impacto positivo:
88% das Consultoras consideraram a retirada do celofane da embalagem como algo
positivo e 79% delas falaram sobre o produto para seus clientes, com destaque
para as causas defendidas pela Natura.
As metas da Natura incluem ainda inovar para garantir que
100% das embalagens plásticas de Kaiak possam ser reutilizadas, recicladas ou
compostadas com facilidade e segurança, e circular o plástico produzido,
aumentando consideravelmente a quantidade de plásticos reutilizados ou
reciclados e transformados em novas embalagens ou produtos. Todos os frascos de
perfumaria da Casa de Perfumaria do Brasil já são feitos com até 30% de vidro
reciclado e as formulações das fragrâncias utilizam álcool 100% orgânico,
medida que colabora contra a emissão de gases do efeito estufa. Além disso, a
cada ano, a Natura utiliza 1,9 mil toneladas de plástico reciclado em suas
embalagens, o que equivale a 62 milhões de garrafas PET de 1 litro que deixam
de ir para o lixo.
No ano passado, o grupo Natura &Co, que engloba as
marcas Natura, Avon, The Body Shop e Aesop, lançou o Compromisso com a Vida,
assumindo metas ainda mais ambiciosas a serem cumpridas até 2030. No pilar de
circularidade e regeneração, o objetivo é reduzir, no mínimo, 20% do material
das embalagens, utilizar 50% de plástico reciclado nas embalagens e garantir 100%
de materiais reutilizáveis, recicláveis e compostáveis.
Kaiak e Família Schurmann
Comprometida com a conscientização sobre a importância de
cuidar dos mares, Kaiak embarca com a Família Schurmann em sua próxima
expedição. “Voz dos Oceanos” tem o apoio global do Programa das Nações Unidas
para o Meio Ambiente e terá início em agosto de 2021. O trajeto passa por cerca
de 40 destinos ao redor do mundo e os navegadores farão registros da condição
atual dos mares para aumentar a conscientização e o engajamento do público para
questões contemporâneas urgentes, como o descarte de resíduos e o consumo
consciente.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de
higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina,
sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co,
resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A
Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de
empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente
e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira
empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido
pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que
atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de
seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia,
Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura
podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura,
nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais
informações, visite www.natura.com.br ou
acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário