segunda-feira, 31 de maio de 2021

Ritmo da África embala jornada de trem no seriado Histórias de Ferrovias

 


Nesta terça-feira (1º), a série Histórias de Ferrovias faz uma viagem na linha de trem central que atravessa a República dos Camarões. O episódio inédito da produção documental vai ao ar às 21h30, na TV Brasil. 

Durante o documentário exibido pela emissora pública, a jornada vai de Douala, a maior cidade e o centro econômico de Camarões, à capital Yaoundé. O percurso contempla todos os tipos de clima e vegetação do continente africano em um só território.

Com um pouco de sorte, os viajantes a bordo do trem podem ouvir um pouco de makossa, um estilo de música popular camaronense. Os músicos usam os vagões para divulgar sua arte em todo o país.

Sobre a série documental

Produção da emissora pública alemã Deutsche Welle, Histórias de Ferrovias viaja em alguns dos mais fascinantes trens de todos os tempos e registra imagens impressionantes de paisagens e povos das regiões que os veículos cruzam. 

Com direção de Maria Winzen, a atração aborda os diferentes aspectos da viagem sobre trilhos, seja por rotas conhecidas ou caminhos vicinais, em velhos vagões ou a bordo de expressos luxuosos. O seriado mostra que, para alguns, o trem é um ofício; para outros, um meio de transporte; e ainda há aqueles que o veem como atração turística.

Os caminhos percorridos pelos trens revelam paisagens naturais espetaculares e culturas dos mais diversos países. Ao longo de 13 episódios, o programa conduz o espectador por jornadas em todos os continentes.

De Belo Horizonte a Vitória, o “Expresso das Joias” atravessa o vale do Rio Doce. No Reino Unido, a tradicional West Highland faz um caminho mágico ao cruzar as terras altas da Escócia. Na África, o Expresso Shongololo passa pela África do Sul, Zimbábue e Moçambique, um verdadeiro safári sobre trilhos. E nos Camarões, o trem conecta o centro econômico de Douala a Yaoundé, capital do país. Na Rússia, o Expresso Polar Siberiano convida o espectador a trafegar por 572 quilômetros do frio ártico.

Uma das linhas ferroviárias mais espetaculares da América do Sul, o Trem Cruzeiro do Equador liga Guayaquil, na costa do Pacífico, à capital Quito, na planície andina. Na Coreia do Sul, as ferrovias atravessam regiões remotas de montanha, enquanto outras margeiam a costa. O espectador vai viajar pelo sul da Índia a bordo do luxuoso Deccan Odyssey ao longo de 1,8 mil quilômetros.

Em Anchorage, no Alasca, os vagões têm teto de vidro e oferecem visão panorâmica de 180 graus. A Rota Colonial do Sri Lanka, com 290 quilômetros de extensão, é considerada uma das mais bonitas do mundo. A excursão começa na capital, Colombo, e segue em direção a Ella, no planalto.

Uma viagem de trem pelo Panamá liga o oceano Pacífico ao Atlântico e passa por locais fabulosos, como o lago artificial Gatún, as matas do Parque Nacional de Soberania pela própria Cidade do Panamá.

#VemVer

A TV Brasil está de cara nova desde o dia 5 de abril, quando lançou nova programação. Agora, o público tem acesso a mais informação, mais entretenimento e mais conhecimento.

O tradicional Repórter Nacional, da Rádio Nacional, às 7h30, estreou em novo formato com transmissão simultânea, em rede, na rádio, TV Brasil e nas redes sociais, de segunda a sexta-feira. Com apresentação de Monyke Castilho e Miguelzinho Martins, o noticiário faz um giro de 25 minutos pelo país, com tudo o que você precisa saber para começar o dia bem informado.

Tem mais notícias, de segunda a sexta-feira, às 12h, com a chegada dos noticiários locais Repórter DF, Repórter Rio e Repórter SP. O Repórter Brasil Tarde está com novo horário, desde o início de abril. Passou para as 12h15, com duração de 45 minutos. O telejornal noturno Repórter Brasil continua às 19h e entrega mais 10 minutos de informações para o público, de 19h às 19h40. Na sequência, o programa Stadium traz as notícias do mundo esportivo, no Brasil e no mundo.

A teledramaturgia ganhou a tela da TV Brasil com a estreia de Os Dez Mandamentos, adaptação bíblica que narra a trajetória de Moisés na libertação do povo de Israel. A novela vai ao ar de segunda a sábado, 20h30, com reapresentação à 0h45.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv

Serviço

Histórias de Ferrovias - terça-feira, dia 01/06, às 21h30, na TV Brasil

Histórias de Ferrovias - sábado, dia 05/06, às 14h30, na TV Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário