Associações, cooperativas e entidades de classe perderam parte significativa de sua renda com o encolhimento da economia no primeiro semestre de 2020. Nesse momento, uma boa gestão financeira tornou-se ainda mais indispensável para manter a saúde financeira e a representatividade das entidades.
E mais que isso, para garantir o fortalecimento e
recuperação do setor que representa, as associações precisam prestar serviços
relevantes aos afiliados e promover ações de apoio e conhecimento.
Capacitações, treinamentos, assessorias, compartilhamento de soluções
tecnológicas e de gestão, também são essenciais para manter a relevância da
entidade.
Nesse contexto, mais que fazer uma gestão eficiente das
finanças da associação, é preciso disseminar entre os associados e afiliados a
necessidade urgente de ter um controle financeiro eficaz.
E a tecnologia tem sido grande aliada nessa missão. Com
baixo custo e muita praticidade, é possível contratar sistemas de controle
financeiro que integram com outras plataformas de gestão, permitindo fazer
tudo, em um único lugar.
"Com o uso da tecnologia é possível visualizar, de
qualquer lugar, informações como contas a pagar e a receber, inadimplência,
fluxo de caixa, capital de giro, emitir boletos e notas fiscais e gerenciar os
contratos e os processos. Basta alimentar o sistema com as informações e tudo
fica mais profissional e organizado, facilitando a vida do gestor e do contador,"
exemplifica Cláudio Piomonte, diretor do sistema de controle financeiro
YpControl.
O especialista recomenda utilizar um sistema de gestão
financeira que, de preferência, faça integração com serviços bancários como
conciliação com extrato e cartão de crédito e cobrança com emissão de boletos
com régua de recorrência, além de possibilidade de emitir notas fiscais, tudo
no mesmo lugar, e que tenha os dados na Nuvem, para o acesso remoto, a qualquer
momento.
Além destes serviços, o YpControl conta com uma
funcionalidade exclusiva para associações que possuem convênios com planos de
saúde. O sistema auxilia na conferência dos pagamentos que os associados fazem
mensalmente para o convênio e, no final do ano, emite um relatório
individualizado informando os gastos de cada um dos associados, que pode ser
utilizado para o IRPF.
“Com tudo organizado e relatórios financeiros fácies de
acessar a qualquer hora, o gestor terá muito mais dados e informações precisas
para tomar decisões como corte de despesas, valor necessário de reserva para
imprevistos e qual o momento ideal para fazer um investimento ou contratação,
por exemplo. Ações que vão impactar diretamente na saúde financeira e nos
resultados do negócio ou da associação,” comenta Cláudio Piomonte.
Outra dica é manter uma comunicação ativa com associados e
comunidade para que eles conheçam e valorizem o trabalho desenvolvido pela
associação no fortalecimento e recuperação do setor, trazendo vantagens,
capacitações e benefícios exclusivos para quem faz parte e contribui com a
entidade.
Para saber mais sobre como modernizar a gestão financeira da sua associação ou empresa, acesse www.ypcontrol.com.
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