Encontros reúnem artistas, fazedores da cultura e especialistas do setor para diálogos em torno da produção cultural da região, com mediação do cantor pernambucano Lucas Torres.
Música, audiovisual e manifestações culturais diversas da Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco ganham um novo espaço de difusão e debate em tempos de distanciamento social. Estreia nesta terça-feira (25/08) o projeto “Claro Que Tem”, da produtora Alcalinas Brisadas, de Goiana-PE, que reúne convidados para debates online gratuitos sobre inovações e soluções em produção artística, com enfoque especial na realidade da região.
A primeira temporada de lives começa nesta terça (25), às 20h, aborda Produção Musical Independente e traz um bate-papo entre a cantora e compositora Sam Silva (Goiana-PE) e as produtoras Mery Lemos (Carpina-PE) e Elayne Bione (Recife-PE / Santiago - Chile). A proposta é promover um intercâmbio entre artistas e produtores da Mata Norte e de outras partes do Estado e do mundo, de maneira a incentivar o protagonismo artístico na localidade.
Já na sexta (28), no mesmo horário, a conversa gira em torno de Ativismo Social e Político através do Cinema, com os diretores Caio Dornelas (Goiana-PE) e André Pina (Carpina-PE), e a produtora Eva Jofilsan (Recife-PE). Ao todo serão 12 lives reunindo nomes como Juliano Holanda, Valfrido Santiago, Enoo Miranda, Ezter Liu, entre outras personalidades que fazem a cultura acontecer na Mata Norte.
As lives acontecem no canal da Alcalinas Brisadas no YouTube, sempre com mediação do cantor e compositor goianense Lucas Torres, que define a iniciativa como essencial para os dias atuais. “Em tempos de isolamento, a arte do encontro é ainda mais valiosa, pois enriquece a cultura enquanto ofício e como ferramenta de resistência e afirmação. É um ambiente para debate e crescimento coletivo, sobretudo para a Mata Norte”, define.
SOBRE O PROJETO – O “Claro Que Tem” é um web programa de entrevistas da Zona da Mata Norte de Pernambuco, idealizado por Ilton Ferreira (sócio da Alcalinas Brisadas) e Lucas Torres, realizadores culturais de Goiana-PE. Foi veiculado entre 2015 e 2016, com entrevistas e bate-papos conduzidos por Torres. Em 2020, a iniciativa retorna em formato 100% online, difundindo conhecimento artístico durante o isolamento social.
SERVIÇO:
Lives “Claro Que Tem” – 1ª temporada
Debates sobre o fazer cultural na Zona da Mata Norte de Pernambuco
Quando: terças e sextas, às 20h
Onde: no canal do YouTube https://www.youtube.com/alcalinasbrisadas
Mais informações no Instagram @alcalinasbrisadas
Realização: Alcalinas Brisadas Produções
Programação da 1ª temporada:
LIVE 01 – terça, 25/08
“Alô, som, testando! Produzindo minha música: por onde começar?”
Com Sam Silva, Mery Lemos (Anilina Produções) e Elayne Bione (Planeas)
LIVE 02 – sexta, 28/08
“Luz, câmera, ação! Cinema, política e ativismo: o povo na tela”
Com Caio Dornelas (9Oitavos Produções), André Pina (Moenda Filmes) e Eva Jofilsan (Espiral Filmes)
LIVE 03 – terça, 01/09
“Festivais independentes: desafios para a difusão da arte na Região”
Com Edson Luna (Festival Trilhos Urbanos - Carpina) , Maylson Visionário (Colere Festival - Paudalho) e Sid Batera (Tipóia Festival - Tracunhaém)
LIVE 04 – sexta, 04/09
“Como nasce uma canção? Composição: inspiração x ofício”
Com os músicos e compositores Juliano Holanda, João Paulo Rosa e Valfrido Santiago
LIVE 05 – terça, 08/09
“O som e a palavra, das margens ao centro: uma revolução social através da arte.”
Com o rapper/músico RT e os poetas Enoo Miranda e Geisiara Lima
LIVE 06 – sexta, 11/09
“Goiana, Terra dos caboclinhos. Identidade em xeque: resistência ou saudosismo?”
Com os historiadores Francisco Marcolino e David Borges e a antropóloga Maria Acselrad
Nenhum comentário:
Postar um comentário