Criada pela produtora RCGLASSER, a VIII Edição da Mostra Internacional de Cutelaria está de volta a São Paulo, nos dias 02 e 03 de maio, no Centro de Exposições do Shopping Frei Caneca. O evento tem como objetivo expor o trabalho de artesãos de lâminas e encantar amantes dessa arte, por meio de palestras, campeonatos, workshops, venda de produtos e outras atrações. Considerada a maior feira do ramo na América Latina, a exposição será gratuita este ano e transmitida, ao vivo, pelo canal do YouTube da History Channel.
O público do evento é composto por interessados por cutelaria, instrumentos de corte, artes marciais e sobrevivencialismo, assim como colecionadores, escoteiros e cozinheiros. Por isso, o organizador da mostra e também cuteleiro, Roger Glasser, traz uma edição voltada a apresentar a cutelaria não apenas como forma de arte, mas como uma profissão. Ademais, a mostra contará com expositores de gastronomia, defesa pessoal, esporte, caça e sobrevivência. O principal mote da feira é divulgar a arte da cutelaria, além de fazer com que cada vez mais pessoas conheçam e se interessem pelo assunto.
De acordo com Glasser, o país tem um lucro expressivo com o ramo. “Só no Brasil falamos de R$10 milhões por ano, apenas na cutelaria artesanal", explica o organizador do evento. “Além disso, temos cerca de 2300 cuteleiros cadastrados no IBGE”.
Nos últimos anos, o interesse pela cutelaria tem crescido exponencialmente, principalmente pela aproximação de jovens – devido a programas como o Desafio sob Fogo – e a criação de novas escolas especializadas pelo país, o que indica o potencial deste mercado no Brasil.
Devido a essa clara expansão, a oitava edição do evento terá a participação de diversos nomes importantes, como: Dionatam Franco, cuteleiro renomado no Brasil; Tom Silva, vencedor do primeiro programa Desafio Sob Fogo América Latina; Daniel Jobim, vencedor do segundo programa Desafio Sob Fogo América Latina; Celso Cavalini, apresentador e dono de um famoso canal de sobrevivência no Youtube; Ricardo Villar, expoente na fabricação de facas utilizadas pelo Centro de Instruções de Guerra na Selva (CIGS), divisão especial do Exército Brasileiro; Quito Formiga, vereador de SP, apoiador e patrono do evento, além de incentivador da cutelaria na cidade de SP; e Vahik Galboyan, artesão de metais russo, com peças expostas ao redor do mundo.
A mostra também contará com diversas atrações, dentre elas: o 2° Campeonato Brasileiro de Combate Esportivo com Facas; o 1° Campeonato Paulista de Corte; o 2° Campeonato Brasileiro de Corte; palestras com transmissão ao vivo; tendas comerciais; trocas de experiência; artigos de luxo, das forças armadas e colecionáveis.
Bem como nos anos anteriores, a edição VIII da Mostra Internacional de Cutelaria pretende bater o recorde de expositores e visitantes mais uma vez. Em 2020, são mais de 150 expositores já confirmados e a expectativa é receber mais de 10 mil pessoas no evento – dados que mostram o crescimento do interesse dos brasileiros pelo assunto, não apenas em adquirir peças, mas como um ofício a ser explorado.
SERVIÇO:
Data – 02 e 03 de maio (sábado e domingo);
Horários – Dia 02, 10 às 19h – Dia 03, 12h às 18h;
Local – Centro de Exposições do Shopping Frei Caneca;
Endereço – Rua Frei Caneca, 569, 4° andar;
Entrada – Gratuita, com cadastro;
Site – mostrainternacionaldecutelaria.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário