domingo, 29 de dezembro de 2019

Série Acervo Musical analisa trilhas sonoras inspiradas no verão

O Acervo Musical chega sob a influência da estação mais quente do ano nesta quarta (1), às 19h30, na TV Brasil. A série destaca as trilhas sonoras temáticas de verão no segundo episódio especial de pré-estreia com material preservado no arquivo da emissora pública.

Grandes clássicos do cancioneiro nacional foram produzidos nessa época e fizeram sucesso fonográfico impressionante. O fio condutor dessa edição é o frutífero período de dezembro a março que agrada a maioria da população pelo sol e calor que remetem à praia e às férias.
 Os apresentadores Bia Aparecida e Waldecir de Oliveira trazem canções históricas como "Vamos Fugir", de Gilberto Gil, na voz de Elba Ramalho; e "Águas de Março", de Tom Jobim, interpretada por Elis Regina.
O Acervo Musical também traz o baiano Caetano Veloso cantando a sua música "Menino do Rio", obra da década de 1970 criada a pedido de Baby do Brasil. O artista interpreta sua composição em uma versão bem intimista numa edição do programa Samba na Gamboa, em dueto com o apresentador Diogo Nogueira, em 2011.
Os amantes do rádio podem aguardar belas recordações como um trecho da diva Nara Leão interpretando um hit da Bossa Nova, "O barquinho", em um programa dedicado à obra de Ronaldo Bôscoli e Roberto Menescal, apresentado pelo jornalista Artur da Távola, em 1990.
Sobre a série
Canções que estão na memória afetiva do público ganham uma nova janela na TV Brasil com a pré-estreia da série Acervo Musical, produção que recorda trilhas sonoras que marcaram época com análise e descontração.
O programa resgata obras que se popularizaram pelas ondas do rádio e na tevê a partir de pesquisa no vasto conteúdo preservado pela TV Brasil, com registros da antiga TVE do Rio de Janeiro, e da discoteca das Rádios MEC e Nacional.
A cada episódio, os apresentadores Bia Aparecida e Waldecir de Oliveira aproveitam um tema para revisitar o acervo da comunicação pública e trazer à tona lembranças que fizeram história. A dupla traz gravações raras, destaca informações sobre as obras e analisa a importância para a cena cultural de composições inesquecíveis.
Com estreia prevista para o primeiro semestre de 2020, a nova produção realizada pela TV Brasil tem exibição especial de dois episódios na programação de verão que vai ao ar na emissora pública.
Serviço
Acervo Musical – quarta-feira, dia 1/1, às 19h30, na TV Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário