O Recordar é TV de sábado (20) homenageia, às 19h30, as multiartistas Elisa Lucinda e Zezé Motta. A produção da TV Brasil viaja no tempo e resgata dois episódios da série “Gema Brasil” (2001), apresentada pelo saudoso ator e chef de cozinha Rodolfo Bottino na antiga TVE-RJ.
Hoje, os programas culinários são “febre” na TV. Mas, na época, quando eram destinados apenas às donas de casa, Rodolfo Bottino inovou ao realizar uma série que mesclava arte, cultura e gastronomia na medida certa.
Enquanto preparam uma rabanada, Zezé Motta e Bottino batem um papo descontraído sobre a trajetória da artista. Analisam o estereótipo do ator negro na televisão brasileira e Zezé dá detalhes do álbum que lançou na época, em homenagem à cantora Elizeth Cardoso.
Nascida no estado do Rio de Janeiro, em 1944, Zezé Motta começou sua carreira de atriz em 1967, estrelando a peça “Roda Viva”, de Chico Buarque. Como cantora, estreou em 1971, apresentando-se como crooner em casas noturnas de São Paulo.
No episódio do “Gema Brasil” dedicado à Elisa Lucinda, Bottino pergunta sobre as peças que a artista escreveu, sobre literatura e seu trabalho de atriz. Enquanto participa da elaboração da receita, Elisa conta, por exemplo, que começou a escrever poesias aos 17 anos.
Elisa Lucinda é poeta, jornalista, cantora e atriz. Nasceu no Espírito Santo em 1958, e em 1994 publicou seu primeiro livro de poesia: “O Semelhante”.
Recordar é TV leva ao telespectador momentos importantes da televisão brasileira a partir do acervo da TV Brasil, com registros feitos na época da TVE do Rio de Janeiro. O programa revisita shows, programas de auditório, entrevistas, matérias jornalísticas, musicais e peças de teledramaturgia.
Serviço:
Recordar é TV – Zezé Motta e Elisa Lucinda
Sábado, 20 de julho, às 19h30, na TV Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário