Uma pesquisa inédita realizada em cinco países da América Latina (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru), avaliou as inquietudes e as aspirações da geração millennial. Entre as principais estão a falta de confiança na sua geração, apontada por segundo 68% dos entrevistados, e as barreiras que encontram na hora de conseguir primeiro emprego.
Inovadores, criativos e questionadores, os jovens brasileiros da geração millennial, também mostram que a autoconfiança deles está mais abalada do que dos jovens dos outros quatro países latino-americanos pesquisados. O Brasil passou por uma das piores crises de sua história e a situação difícil está impactando na confiança dessa geração. "Em busca do primeiro emprego, eles encontram mais portas fechadas do que abertas", afirmou Ilton Teitelbaum, professor-adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e coordenador do estudo.
Ao identificar as principais barreiras que encontram na hora de procurar emprego, 77% dos jovens apontam para a falta de uma experiência anterior, 69% para a falta de oportunidades, 68% para a falta de confiança na sua geração e 58% para a dificuldade de transição do ensino médio para o mercado.
A pesquisa, encomendada pelo McDonald’s, valida o entendimento que a companhia tem deste público e, principalmente, mostram que o caminho que vem seguindo está alinhado ao que eles esperam, já que a empresa confia e acredita nos jovens para estar à frente da operação de seus restaurantes.
A marca tem forte relação com o público jovem e isso se reflete em seu quadro de colaboradores: nos mais de 900 pontos de venda distribuídos pelo Brasil, atualmente, cerca de 90% dos funcionários, o equivalente a 40 mil pessoas, tem entre 16 e 25 anos. Metade deles está em sua primeira experiência profissional.
"Para a marca é fundamental confiar nos jovens, dar espaço e credibilidade a eles. Nossa força de trabalho é muito nova. Isso nos dá aval e pleno conhecimento para falar sobre e com esse público. Conhecemos seus anseios, expectativas e dificuldades. Para estar no nosso quadro, eles só precisam de motivação, interesse e disponibilidade para aprender. Estamos dispostos em investir para desenvolvê-los e prepara-los para ocupar novas posições em nossa companhia ou para sair em busca de outras oportunidades no mercado de trabalho ", afirma David Grinberg, Diretor de Comunicação Corporativa do McDonald's Brasil.
Campanha
Para mostrar isso, a rede lançou a campanha Acreditamos nos Jovens. Criado pela DPZ&T, o filme reforça o entendimento que o McDonald's tem desse público, como uma empresa contemporânea, que traz valores para a sociedade ao escutar e dar voz aos seus jovens funcionários de uma forma que nenhuma outra rede é capaz. "Ao ouvir os jovens, e compreender seus anseios, o McDonald's transforma esse público em seu próprio porta-voz de um discurso transparente e relevante para os consumidores", afirma Sergio Mugnaini, diretor executivo de criação da DPZ&T.
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