quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Iluminação adequada faz a diferença nos ambientes

Na hora de decorar uma casa ou apartamento, um item que faz toda a diferença, é a iluminação. De acordo com a sócia da Della’s Iluminação, Patrícia Coelho, a luz adequada pode tornar os ambientes mais aconchegantes e bonitos, além de dar destaque a móveis, objetos, papeis de parede, revestimentos, etc. A empresária destacou, no entanto, que é preciso prestar atenção à funcionalidade do ambiente. A iluminação de uma cozinha, por exemplo, é diferente da usada em um quarto.


“Ambientes de áreas molhadas, como cozinha e banheiro, requerem um pacote de luz maior, porque lá lidamos com limpeza e manuseio de alimentos. É horrível um banheiro escuro ou uma cozinha escura”, comentou, acrescentando que nesses locais geralmente se usa mais a luz branca.

Já a sala de estar e os quartos não precisam de uma iluminação tão intensa, e nesses locais é mais recomendado usar lâmpadas amarelas que dão uma sensação de maior aconchego. “O quarto é um local de descanso. Para criar um ambiente mais agradável o ideal é usar  várias formas de pontos de luz, que podem ser conseguidos de diversas maneiras, com abajur, focos direcionáveis de LED, ou uma iluminação lateral com o uso de pendente decorativo”.

A empresária destacou que é importante ter um layout do ambiente a ser iluminado para decidir o que será usado. “Se o cliente, por exemplo, tem uma coleção de lembranças de viagem podemos iluminar, assim como um papel de parece bonito, que mereça destaque na decoração. Onde vai ficar a sofá, se vai ter mesa de centro ou não, com que finalidade o ambiente será usado, tudo isso influencia na hora de decidir a iluminação”, explicou.

Patrícia Coelho frisou, no entanto, que o mais importante na hora de definir o projeto é o gosto do cliente. “Pode ser que o cliente diga que gosta de muita luz, independente de qualquer moda ou recomendação, e no fim das contas é ele quem decide”.

Uma boa opção nesses casos pode ser a construção de dois cenários, utilizando uma luz geral mais forte e luzes pontuais mais suaves. “Assim a pessoa pode dar uma festa estando com a casa bem iluminada ou, em outro momento, tomar um vinho a meia luz, por exemplo”, ponderou.


A empresária observou que todos os projetos de iluminação podem ser feitos com lâmpadas de LED, mais econômicas, e muito procuradas atualmente. “Como trabalho vendendo os produtos, observo essas tendências. As lâmpadas de LED têm sido muito procuradas, e há muitas opções no mercado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário