domingo, 8 de abril de 2012

A Veneza Brasileira


No Recife, a "Veneza Brasileira", navega-se pelo Rio Capibaribe em catamarãs e outros barcos menores. Passeios apreciadíssimo em cidades européias como Veneza e Paris. Agora é programa para os brasileiros também. Há um belo cenário formado pelos casarões e monumentos históricos da cidade velha, suas pontes centenárias e os manguezais.
O roteiro dos barcos de passeio parte do Marco Zero, no bairro do Recife Antigo, tem cerca de 4 quilômetros e duas horas de duração. A embarcação passa pelo Cais José Estelita, Iate Clube, no bairro do Pina, parando em alguns trechos durante o passeio. Alguns barcos oferecem, além de petiscos e bebidas, pista de dança com música ao vivo. Como o trajeto é feito numa área protegida pela barreira de arrecifes, o barco é muito estável. As garrafas de cerveja colocadas sobre as mesas nem sequer balançam.

O sucesso dos passeios de barco animou a Prefeitura do Recife a desenvolver um projeto para transformar o leito do Rio Capibaribe em um pólo turístico de entretenimento e lazer. A prefeitura pretende viabilizar o transporte fluvial em massa, com a participação de empresas privadas. O último passo da revitalização será a instalação de atrações como restaurantes, marinas, shoppings e estacionamentos na orla do rio. A intenção é fazer com que o Capibaribe fique parecido com o Rio Sena, na França.


No Carnaval o Rio Capibaribe também é invadido por barcos de recreio de todos os tipos e tamanhos, fazendo um esptáculo a parte, já conhecido como A Galinha d'Água, a versão aquática do Galo da Madrugada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário