segunda-feira, 9 de abril de 2012

Após crise, diminui média de brasileiros barrados na Espanha


Enquanto Obama facilita vistos para brasileiros, anunciando medidas que irão facilitar a entrada. Na Espanha brasileiros são barrados.

A regra que aumentou a restrição à entrada dos visitantes em resposta aos relatos de brasileiros que têm sido barrados na Espanha, principalmente em Madri, por não atenderem todos os pré-requisitos. Gerou um mal estar entre os dois países amigos.



“Eles tiraram tudo de mim, até meu remédio de pressão. A sala em que fiquei estava lotada. Fiquei sem tomar banho e muitas horas sem comer. Eles fazem questão de te fazer sentir um verme, parece que você cometeu algum crime”, contou o capixaba.

As exigências que incluem passaporte válido por seis meses, bilhete aéreo de ida e volta, comprovação de recursos para estadia e hospedagem garantida –exatamente as mesmas obrigações que brasileiros têm de cumprir quando querem entrar na Espanha.

Espanha quer acordo com Brasil para diminuir exigências

O embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de La Cámara, afirmou que deve conversar com autoridades do governo brasileiro, sobretudo o Itamaraty, para que ambos os países possam firmar um acordo a fim de diminuir as exigências para cidadãos brasileiros e espanhóis que pretendem visitar os dois países. "A Espanha está triste", comentou o embaixador, em relação às medidas de reciprocidade que o governo brasileiro passou a adotar na última segunda-feira (02). 
De acordo com o diplomata, os dois países são "muito amigos" e esta questão certamente será dirimida entre a cúpula de ambos os governos. Ainda segundo ele, o Brasil está em uma fase econômica muito positiva e faltam profissionais qualificados. Por outro lado, o embaixador ressaltou que seu país passa por uma crise séria e que há engenheiros e outros profissionais altamente capacitados que estão sem emprego. Ele indicou que, com um acordo entre Brasil e Espanha, os dois países poderão ter benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário