sexta-feira, 16 de março de 2012

Fundação Espaço Cultural da Paraíba


A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) firma parceria com a Aliança Francesa de João Pessoa (AF-JP) para realização do Ciclo de Cinema Francófono. O evento,  ACONTECE, no Espaço Cine Digital, exibirá documentários franceses. As sessões serão às 19h30, com entrada gratuita. A programação insere a Paraíba na agenda da celebração internacional da Semana da Língua Francesa e da Francofonia. A cada noite, será exibido um documentário, sempre com o olhar voltado para a África.

Programação: 
Ciclo de Cinema Francófono 
Hoje (16) e 17 de março | 19h30 
Espaço Cine Digital – Funesc, entrada gratuita 
Parcerias: Espaço Cine Digital (Funesc), Cinemateca da Embaixada da França, Institut Français, Embaixada da França no Brasil


16 de março

Pour le meilleur et pour l’oignon ! (França/Nigéria, 2008). Documentário em Cores. Duração 52’. África. De Sani Elhadj Magori.

A violeta de Galmi, a cebola da Nigéria, chega nos mercados do oeste da África em 400.000 toneladas por ano. Na própria Galmi, Salamatou espera há dois anos por seu casamento. Pressionado pela família do noivo e pelas fofocas locais, seu pai Yaro toma uma decisão: “O casamento acontecerá na colheita!” Mas Yaro sabe que para cumprir com sua palavra, ele terá que produzir mais, e vender mais caro…

17 de março

Victoire Terminus: Mulheres do Boxe (França, 2008). De Florent de La Tullaye, Renaud Barret. Documentário em Cores. Duração 80’.

Em 2006, o Congo vive sua primeira eleição democrática. Martini, Jeannette, Hélène e Rosette são quatro mulheres que escolheram o boxe como forma de lutar na vida. Elas treinam diariamente sob a supervisão do treinador Judex no Estádio Tata Rafael, onde Muhammad Ali nocauteou George Foreman em uma das mais famosas lutas de boxe da história. À noite, o local vira palco de embates políticos: representantes de partidos organizam amplos debates, nos quais o povo vem tomar parte. Paralelamente, Judex batalha para organizar um torneio de boxe feminino com quase nenhum dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário