quarta-feira, 17 de setembro de 2025

SOMMOS AMAZÔNIA é a primeira plataforma global dedicada à difusão das culturas da região



A cultura amazônica agora tem um um espaço proporcional à diversidade e à qualidade de sua produção. A SOMMOS AMAZÔNIA é a primeira plataforma global dedicada à distribuição digital dos conteúdos culturais da Amazônia e à difusão de informação e conhecimento sobre a região.

Publicada em português, inglês e espanhol a SOMMOS AMAZÔNIA vem atender às crescentes demandas nacionais e internacionais por maior conhecimento sobre a região, precisamente no ano em que a própria Amazônia sedia a COP 30. 


Os serviços dessa iniciativa inovadora estão disponíveis em um único aplicativo, através de uma assinatura, que apresenta uma Amazônia que você nunca viu e que o mundo quer conhecer. A plataforma promove uma imersão nas culturas da Amazônia ao proporcionar uma navegação transversal através de oito verticais: filmes, músicas, livros, artes visuais, alimentação, notícias e parceiros. 


O acervo da SOMMOS AMAZÔNIA é o resultado de um profundo trabalho de pesquisa, curadoria e de um processo constante e dinâmico de licenciamento de conteúdos produzidos por uma ampla rede de parceiros locais, nacionais e internacionais, formada por artistas e produtores independentes, pequenas, médias e grandes empresas, instituições culturais e socioambientais, veículos e agências de notícias. Recentemente, a plataforma fechou uma parceria com a embaixada da Irlanda para tradução, legendagem e difusão de conteúdos audiovisuais indígenas.  


A cada mês, a SOMMOS AMAZÔNIA agrega uma novidade ao seu catálogo. Em agosto, a plataforma marcou presença no Marahu Lab - um dos mais relevantes eventos de mercado do audiovisual no Norte do país - atuando como player, em busca de novos projetos para enriquecer o catálogo.  


Em setembro, participou do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, marca presença no projeto Escolas Regenerativas pelo Clima (EpC), criado pelo Meu Pé de Árvore (empresa dedicada ao plantio de árvores em território amazônico) e o movimento Escolas pelo Clima, da Reconectta, que promove educação climática e regeneração ambiental. 


Na música, a SOMMOS AMAZÔNIA fechou parceria com as distribuidoras musicais Nikita Digal e ONErpm. No audiovisual, a plataforma esteve presente na 3ª edição do Festival de Cinema Bonito CineSur e está apresentando, com exclusividade, a animação “A Origem da Noite”, novo trabalho de Maickson Serrão, criador do podcast "Pavulagem” que deu origem ao filme.


O catálogo inicial, que é regularmente ampliado, já conta 300 filmes - sendo que 100 títulos é possível encontrar somente na plataforma -, 40.000 músicas, mais de 3.000 livros, 1000 obras artísticas, além de um glossário de alimentos e ingredientes composto por 450 verbetes. O acesso pode ser feito através de uma assinatura fixa, no valor de R$9,90 mensais, que dará direito a todos os conteúdos de forma ilimitada através do link www.sommosamazonia.art.br.   


Para Alexandre Agra, Diretor Presidente da SOMMOS AMAZÔNIA, o principal objetivo da plataforma é reposicionar a Amazônia no mercado global da economia criativa, gerando receita e visibilidade para seus produtores e artistas. 


- Estamos trabalhando para ser a principal referência para pesquisa, promoção e comercialização dos produtos culturais da Amazônia, visando atender as demandas dos mercados nacional e internacional por maior conhecimento e informação sobre a região. Afinal, não se pode valorizar e preservar o que não se conhece. Trazemos um conjunto de inovações inéditas no mercado global, tanto no aspecto tecnológico, onde embarcamos todos os diferentes conteúdos em um único App como no modelo de negócio que viabiliza o acesso universal dos usuários brasileiros e estrangeiros a todos estes conteúdos através de uma única assinatura. - explica. 


O que encontrar na plataforma


Entre os Filmes e Séries, estão títulos como os premiados “Segredos do Putumayo”, de Aurélio Michiles; “Brincando nos Campos do Senhor”, de Hector Babenco; “Olhares do Norte”, de Fernando Segtowick; e produções da centenária cinematografia amazônica a exemplo de “Amazonas: o maior rio do mundo”, de Silvino Santos.


A plataforma apresenta um potente streaming de Música, onde o assinante pode escutar clássicos do repertório da região além de acessar sua imensa diversidade de gêneros e manifestações culturais contemporâneas e já tem parcerias firmadas com distribuidoras como a ONErpm - uma das maiores na região - e a Nikita Digital Music, que contam com artistas como os bois bumbás Garantido e Caprichoso, Victor Xamã, Nilson Chaves, Lia Sophia, e Lucinha Bastos, 


A plataforma conta ainda com uma área dedicada às Artes Visuais que apresenta uma galeria virtual com obras de artistas consagrados como Elza Lima, Claudia Andujar e Araquém Alcântara, além de destaque para artistas expoentes como Marcela Bonfim e Ana Mendes.


Na vertical Alimentação, é possível acessar receitas de chefs locais e assistir a palestras sobre cultura alimentar do seminário Fru.to, que traz grandes nomes como Ernst Götsch, Manuela Carneiro da Cunha e Larissa Bombardi.


Já entre os Livros, há destaques como “Dois Irmãos” e “Cinzas do Norte", do amazonense MIlton Hatoum, eleito recentemente para a Academia Brasileira de Letras, além de, “Raoni", de Fernando Niemeyer; “O sentido das águas”, de Drauzio Varella; e “Mãe da mata”, de Maickson Serrão. Estas e mais 3.000 publicações integram um acervo literário especializado na Amazônia, que pode ser adquirido no marketplace da SOMMOS AMAZÔNIA, com distribuição pela Livraria Martins Fontes Paulista. 


Quem Somos


A plataforma é desenvolvida pela SOMMOS Arte e Cultura Brasileira S.A., empresa especializada em distribuição digital de conteúdos culturais com especial foco na cultura brasileira, fundada em 2013 por Alexandre Agra (Diretor Presidente). A equipe é integrada pelos sócios executivos Ricardo Ribenboim (Diretor de Planejamento), Felippe Valente (Diretor de Tecnologia), Mariana Dupas (Diretora Executiva) e Yeda Oliveira (Diretora de Relações Institucionais) e reúne um time único que soma competências complementares e um histórico de sucesso e realizações nas áreas de Inovação, Internet, Tecnologia, Criação, Produção e Gestão Cultural e Gestão de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual.


Dentro da plataforma, o Glossário de Ingredientes - com mais de 120 registros, acompanhados de ilustrações e receitas, totalizando cerca de 450 verbetes -, faz parte do projeto "Preservação e promoção das Artes e das Culturas da Amazônia". Essa realização conta com patrocínio do Ministério da Cultura, da Rede - a empresa de meios de pagamentos do Itaú - e da Bemol, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto visa a preservação e a promoção do patrimônio cultural imaterial da Amazônia, por meio da curadoria, organização e difusão de um acervo de pesquisa, composto por informações e imagens sobre as artes e culturas da região em três eixos: Cartografia de agentes culturais; Mapeamento de festas populares; e Glossário de alimentos e receitas. Este acervo estará disponível gratuitamente na plataforma.


Missão


A SOMMOS AMAZÔNIA se posiciona como uma iniciativa ECG (Environment, Culture & Governance) que reconhece a Cultura e os setores criativos como motores para o desenvolvimento de modelos de desenvolvimento econômico mais justos, mais inclusivos e mais verdes para o planeta e suas sociedades. Mais do que um streaming, a plataforma é uma construção coletiva, um movimento que já conta com a participação de centenas de artistas, produtores, empresas e instituições culturais e socioambientais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário