sábado, 13 de setembro de 2025

Recifense Simony Cesar vai abrir o 10º Fórum de Jovens Cientistas do BRICS 2025 em Brasília



A jovem CEO da startup recifense SUPER NINA fará abertura do evento que acontece de 15 a 17 de setembro e reúne temas sobre inteligência artificial e tecnologias sociais

A CEO da startup pernambucana Super Nina, Simony Cesar, abre o 10º Fórum de Jovens Cientistas do BRICS 2025, que acontece de 15 a 17 de setembro, em Brasília. O evento BRICS Brasil 2025, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos Avançados (NIAS), reúne palestrantes e especialistas para discutir temas específicos e da atualidade com base na inteligência artificial e tecnologias sociais.


O Fórum ocorre todos os anos no país que ocupa a presidência rotativa do bloco, reunindo jovens cientistas de todos os países que integram o bloco. Na ocasião, será entregue o 8°Prêmio Jovem Inovador BRICS (BRICS Young innovator Prize – BYP) durante o fórum.


Para Simony Cesar, esse momento marca o reconhecimento no seguimento da tecnologia social com a experiência através da Super Nina. "Recebi o convite do Ministério de Ciência e Tecnologia para fazer a mensagem de abertura do evento, como cientista que já foi indicada ao Prêmio de Jovem Inovador do BRICS em 2018, após uma seleção da Academia Brasileira de Ciências pelo trabalho com a Super NINA — experiência que me levou até a África do Sul. Agora, retorno para dar as boas-vindas aos cientistas, pesquisadores e jovens cientistas do BRICS em 2025. É extremamente gratificante e inédito participar duas vezes de um evento dessa grandiosidade. Vindo da periferia, fruto de políticas públicas de inclusão social, consegui chegar até aqui com muito estudo, dedicação e trabalho. Isso representa também um bom case para o Brasil mostrar nesta reunião: os resultados concretos dos investimentos internos em educação, ciência e tecnologia. Estou muito feliz, é o reconhecimento da minha trajetória, e espero aprender ainda mais, especialmente nos painéis sobre inteligência artificial e tecnologias sociais, que são justamente o coração do que fazemos na Super NINA: usar a inovação para transformar realidades”, pontuou Simony.


Super Nina

 

A Super Nina tem como objetivo transformar este cenário. O trabalho é pautado em gerar dados que empresas governos e instituições necessitam para garantir segurança e inclusão para todos nos espaços urbanos. Aliando mobilidade, inovação e tecnologia, queremos desenvolver cidades inteligentes (ou smart cities) garantindo o direito de ir e vir em todos os ambientes e a equidade de gênero na mobilidade urbana.

 

Simony César

 

Com 33 anos, Simony César, foi eleita pela Forbes Under 30 como destaque da inovação e tecnologia 2020. Publicitária, formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atualmente é professora do MBA em Empreendedorismo e Inovação da Unisinos, Coordenadora de Projetos do CNPq e fundadora e CEO da SUPER NINA - startup e consultoria que oferece tecnologia e inteligência de dados que pode ser integrada a diversos aplicativos para padronizar, centralizar e rastrear denúncias de assédio e violência na mobilidade urbana, além de influenciar a criação de políticas públicas.

 

Foi nomeada pela Academia Brasileira de Ciências ao BRICS Young Innovator Prize 2018, prêmio que reconhece projetos de pesquisa de jovens cientistas que desenvolveram soluções inovadoras para melhorar as condições de vida em países emergentes.

 

Em parceria com o WRI Brasil, a Toyota Mobility Foundation e a Frente Nacional de Prefeitos, coordenou a implantação da NINA e a criação do Programa de Combate ao Assédio Sexual no Transporte Público na capital do Ceará e com isso colecionou prêmios ao redor do mundo. Simony também é Fellow da MAN Impact Accelerator, programa para aceleração em escala global de startups com soluções para mobilidade, ofertado pela Yunus Social Business e MAN Truck & Bus (marca de transporte pesado da Volkswagen).

Nenhum comentário:

Postar um comentário