sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Festival Pernambucano de Literatura Negra celebra sua 4ª edição com programação especial dedicada às escritoras negras



Entre os dias 18 e 20 de novembro, o Recife recebe a 4ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra, um evento que destaca a literatura afro-brasileira como um movimento de resistência, valorização e afirmação cultural.
Nesta edição, o festival tem como foco as escritoras negras, celebrando a diversidade e a força de suas escritas. Durante três dias de programação, o público poderá acompanhar a participação de renomadas autoras, como Fabiana Moraes, Rosangela Nascimento, Maria Cristina Tavares, entre outras, que trarão à tona suas experiências e perspectivas únicas.


 


A programação, que ocupará diversos espaços da cidade, inclui saraus, bate-papos literários, lançamentos de livros, sessões coletivas de autógrafos, além de ações voltadas para a sustentabilidade e o meio ambiente, entre outras atividades culturais e educativas. A abertura oficial do evento acontecerá no dia 18 de novembro, na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, localizada no bairro da Macaxeira, com palestra, sarau literário e sessão de autógrafos. 


 


Nos dias 19 e 20 de novembro, a programação do Festival Pernambucano de Literatura Negra continua com uma série de atividades na Livraria Jaqueira, no bairro do Recife. No dia 19, o público poderá participar de debates, lançamentos de livros, sorteios, sessões de autógrafos e ainda assistir a uma palestra. Já no dia 20, para encerrar o evento, a programação se intensifica com uma roda de diálogo, novos lançamentos literários, um sarau literário e muito mais.


 


Ao longo deste ano, o Festival Pernambucano de Literatura Negra passou pelas cidades de Petrolina e Garanhuns, e agora chega à capital pernambucana, aproveitando a data simbólica do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Este é um momento para refletirmos sobre as lutas da população negra no Brasil, além de exaltar as contribuições históricas e culturais desse grupo fundamental para a formação do país.


 


Além disso, durante o evento, todas as mesas temáticas contarão com tradução em Libras, garantindo maior acessibilidade e inclusão. Idealizado pela jornalista e escritora Jacqueline Fraga, que nesta edição também realizou a curadoria, o Festival Pernambucano de Literatura Negra é realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio do Banco do Nordeste e recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG Recife).

 



Serviço


4º Festival Pernambuco de Literatura Negra



 


18 de novembro de 2024 - 9h às 11h na Escola Técnica Estadual Miguel Batista - ETEMB (Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 7487 - Macaxeira, Recife/PE) *Atividade exclusiva para estudantes da instituição



 


19 de novembro de 2024 - 16h às 19h na Livraria Jaqueira (Rua Madre de Deus, nº 110, Bairro do Recife). Entrada Gratuita



 


20 de novembro de 2024 - 14h às 20h na Livraria Jaqueira (Rua Madre de Deus, nº 110, Bairro do Recife). Entrada Gratuita



 


E-mail: festival@negrasou.com.br


Instagram: festivaldeliteraturanegra_pe


0 negrasou.com.br/festival


 


PROGRAMAÇÃO

 


18 DE NOVEMBRO 


9h às 10h | Entre livros e cadernos: poesia e representatividade na escola


Com Rosangela Nascimento e Karinne Costa (mediação)


10h às 11h | Sarau literário e sessão de autógrafos


Local: Escola Técnica Estadual Miguel Batista - ETEMB (Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 7487 - Macaxeira, Recife/PE - Antiga Fábrica da Macaxeira)


 


19 e 20 DE NOVEMBRO - LIVRARIA JAQUEIRA - BAIRRO DO RECIFE


19 DE NOVEMBRO


16h às 17h | Construindo identidades por meio da leitura: a influência dos livros na consciência racial


Com Dayse Moura e Jarda Araújo (mediação)


 17h às 17h30 | Lançamento de livro


Um nordestino numa universidade alemã, de Guilherme Araújo


17h30 às 18h | Sorteio de livros e sessão de autógrafos


18h às 19h | Um olhar jornalístico e literário sobre os cotidianos do Brasil


Com Fabiana Moraes

 


20 DE NOVEMBRO


14h30 às 15h30 | A justiça é uma mulher negra: literatura e intelectualidade como instrumentos políticos


Com Chiara Ramos e Marta Souza (mediação)


15h30 às 16h30 | Eu sou porque nós somos: sonhos e narrativas de mulheres negras escritoras


Com Inaldete Pinheiro, Odailta Alves e Maria Cristina Tavares (mediação)


16h30 às 17h | Lançamento de livro


Negra Sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho (4ª Edição), de Jaqueline Fraga


17h às 17h30 | Sorteio de livros e sessão de autógrafos


 


17h30 às 18h30 | Sarau literário


Com Anna Carolina Nogueira, Crislaine Venceslau, Joaninha Dias e Marcondes FH


18h30 às 19h | Microfone aberto


19h às 19h30 | Sarau musical


Com a cantora Luana Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário