Foto: Vitor Jucá
As inscrições gratuitas estão abertas até 28 de outubro de 2024 e podem ser feitas por artistas de todas as regiões de Pernambuco no formulário https://forms.gle/kpNjzHtJNCSz2duC7. A proposta visa garantir a participação de artistas de fora da Região Metropolitana, reservando 60% das vagas para estes criadores, fomentando a descentralização e a troca entre diferentes regiões do estado.
“A Semana Urbana de Arte – S.U.A. tem como proposta a democratização do acesso à cultura. Ao levar arte para o espaço público, permitimos que todos possam interagir e apreciar obras de grande valor cultural”, afirma Priscila Moreira, idealizadora, produtora e coordenadora do projeto.
Com curadoria de Evencio Vasconcelos, Neilton Carvalho e Louise França, a S.U.A. selecionará seis artes impressas de artistas individuais e coletivos, que serão projetadas em edifícios históricos da Rua da Aurora. A seleção contemplará diferentes formatos e técnicas, como serigrafia, xilogravura e colagem, proporcionando um panorama diversificado da produção artística independente de Pernambuco.
O evento também se compromete com a acessibilidade comunicacional e arquitetônica. Durante as projeções, haverá audiodescrição e tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para garantir que todos possam desfrutar das intervenções artísticas. Além disso, serão feitas adequações nos espaços de projeção para garantir o acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Resignificação do uso do espaço público
A Semana Urbana de Arte – S.U.A. representa um importante movimento de reivindicação pelo direito ao espaço público, ressignificando o uso das áreas urbanas como palco para a expressão artística. Ao levar a arte para fora dos limites convencionais de galerias e museus, o evento rompe com a exclusividade dos espaços tradicionais, democratizando o acesso à cultura e promovendo uma interação mais ampla e inclusiva com o público. Projetando obras em edifícios à margem do rio Capibaribe, a S.U.A. transforma a cidade em uma grande galeria a céu aberto, onde as paredes e fachadas dos prédios se tornam um “molde”.
Esse uso do espaço urbano defende o direito de todos à cidade, reafirmando que o ambiente público não deve ser apenas um lugar de passagem, mas também de encontro, diálogo e troca cultural. Ao priorizar a acessibilidade comunicacional, atitudinal e arquitetônica, o projeto garante que todos possam usufruir desse direito, independentemente de suas condições físicas ou sensoriais. Assim, a S.U.A. não só fortalece a produção artística de Pernambuco, mas também promove a cidadania e a ocupação consciente dos territórios urbanos, inspirando a valorização e a vivência dos espaços públicos como lugares de pertencimento e expressão coletiva.
Serviço:
Inscrições: de 18/10/2024 a 28/10/2024
Resultado da seleção: 11/11/2024
Período das projeções: 22, 23 e 24 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Rua da Aurora, Recife
Valor do prêmio para cada artista selecionado: R$ 500,00
Formulário de inscrição: https://forms.gle/kpNjzHtJNCSz2duC7
Incentivo: Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil
Equipe técnica:
Idealização, produção executiva e coordenação de produção: Priscila Moreira
Curadoria: Evencio Vasconcelos, Neilton Carvalho e Louise França
Identidade visual e design gráfico: Sonaly Macedo
Projeções: Coquevídeo – Carol Canuto e Salomé
Assistente de produção: Bianca Alencar
Redes sociais: Marcela Cavalcante
Assessoria de comunicação: Dulce Araújo
Acessibilidade comunicacional e atitudinal: Centrae

Nenhum comentário:
Postar um comentário