segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Serra da Capivara e cânion do rio Poti, no Piauí

 


A 230 quilômetros de Teresina fica o cânion do rio Poti, uma paisagem impressionante. Acredita-se que ele tenha se formado por uma falha geológica provocada por um terremoto 400 milhões de anos atrás.


Hoje, é o lugar ideal para amantes de esportes radicais, como rapel, canoagem, trekking e trilhas. Rodeado pela transição entre a caatinga, o carrasco e o cerrado, surpreenda-se com gravuras e pinturas rupestres em abrigos sob rochas, que comprovam que essa região foi uma rota migratória milenar dos primeiros habitantes da América.

Ainda no Piauí, outro lugar impressionante é o Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991. Um oásis e uma verdadeira viagem no tempo, fica localizado na região semiárida do estado, abrangendo quatro cidades: Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato.
A paisagem é repleta de cânions, baixões e serras e abriga uma grande concentração de arte rupestre pré-histórica – diferente das encontradas no cânion do rio Poti. Aqui, é possível apreciar pinturas que têm entre 6 mil e 12 mil anos. Hospede-se em São Raimundo Nonato e comece seu tour por essa modesta cidadezinha, bem próxima ao parque, que tem estrutura completa para receber turistas. Aproveite para conhecer a cerâmica Serra da Capivara, que produz louças de argila e desenha as típicas pinturas da região em pratos, copos e outros utensílios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário