segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Memórias pessoais de Russo Passapusso se encontram com a trama do livro "100 Discos para Conhecer Aguardela" em novo single, "Dora"



Já fazia anos que Russo Passapusso havia conhecido a vendedora de uma loja de discos em Salvador, na Bahia, que, no cotidiano de trocas musicais, acabaria por ajudá-lo em vários momentos da vida. Em homenagem a ela, ele mantinha guardada uma letra nunca gravada. 

A oportunidade veio quando descobriu que sua “Dora” poderia ser também a Dorinha de “100 Discos para Conhecer Aguardela" (Pipoca & Nanquim), HQ que começava a ganhar vida pelas mãos de Daniel Lopes e Raphael Salimena. A obra conta a história de uma cidade imaginária, Aguardela, onde capas de discos formam uma comunidade. “De forma repentina Dora se foi, mas permanece nas lembranças dos discos e das músicas que plantou em nossos corações. Era como se ela ganhasse vida neste outro universo", relembra Russo. 

 Ouça 🎶 Aqui


Desta fusão lítero-musical nasce o single “Dora", gravado com o coletivo Pé no Chão e participação de Karina Buhr. A direção musical é de Russo e Sekobass. O maestro Ubiratan Marques assina arranjos de sopro e teclas. A faixa conta ainda com Nilton Azevedo (flauta), Erica Sá (vibrafone) e Reinaldo Boaventura (bateria e percussão). "Dora” chegou às plataformas digitais neste sábado (30), mesmo dia em que “100 Discos para Conhecer Aguardela" foi oficialmente lançado. 


 


No dia 6/12, às 19h, celebrando o lançamento, Russo passará pelo estande da Pipoca & Nanquim na CCXP para uma sessão de autógrafos ao lado de Daniel Lopes e Raphael Salimena. O músico assina também o prefácio do livro. No interior da HQ, um QR Code leva o leitor para ouvir “Dora” nas plataformas digitais. 


 


“Aguardela é o nome da cidade que me faz lembrar da saudade que guardo por ela.


É saudade sem buraco no peito, 


Saudade que preenche de outro jeito,


É espera que se transforma em esperança, 


Como velhinhos se transformam em crianças,


Sonho vivo que me alcança quando acordo e quando deito e faz meu sono se transformar num soneto.”


Russo Passapusso


 


Ficha técnica “Dora”


Direção musical: Russo Passapusso e Sekobass


Arranjos de sopro e teclas: Ubiratan Marques 


Voz: Russo Passapusso e Karina Buhr


Flauta: Nilton Azevedo 


Vibrafone: Erica Sá


Bateria e percussão: Reinaldo Boaventura


Mix: Gustavo Lenza


Master: Felipe Tichauer 


Produção executiva: Lohana Schalken


Produção artística: Carina Palmeira


Produção: Claudia Santa Rosa


Gravado em Estudio 12 por 8 por Pablo Moreno Pires


Gravação de vibrafone por Victor Vaughan em Casa da Ponte


Agradecimentos: Reni Barbosa / Casa da Ponte

Nenhum comentário:

Postar um comentário