Com uma programação diversificada, o CriaPE será um dia repleto de conteúdo e debates sobre tendências e desafios do setor. Entre os temas debatidos estarão a importância das estratégias de comunicação para os negócios, mudanças e transformações dos hábitos de consumo que estão moldando a forma das marcas se comunicarem, o impacto da tecnologia e a importância da criatividade no cenário atual.
Durante o evento, também será realizada a premiação que reconhecerá as melhores peças publicitárias criadas entre janeiro de 2022 e junho de 2024. As agências associadas ao Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco (Sinapro-PE) e à Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) poderão inscrever suas peças até o dia 25 de setembro. Posteriormente, os trabalhos serão avaliados por um júri composto por profissionais de publicidade de renome nacional que serão os responsáveis de destacar a força da criatividade e originalidade da propaganda pernambucana.
Júri e premiação
Na cerimônia de premiação, serão destacados os trabalhos mais criativos e eficazes em diversas categorias, como Melhor Campanha de TV, Campanha Digital, Inovação em Mídia e Ação de Responsabilidade Social. Haverá também prêmios especiais para Jovens Talentos e agências emergentes. O festival busca inspirar novos profissionais e reforçar o papel das agências pernambucanas no cenário nacional.
“O júri será composto por dois grupos. O primeiro, formado por 10 jurados, realizará a avaliação online e selecionará o shortlist. O segundo grupo, diferente do primeiro, será composto por cinco profissionais que, de forma presencial, julgarão os trabalhos finalistas e definirão os vencedores dos prêmios Grand Prix, Ouro, Prata e Bronze. Ambos os júris serão compostos por profissionais de fora do estado de Pernambuco, garantindo total imparcialidade na escolha dos vencedores. Serão avaliados critérios como qualidade da ideia, execução e relevância em relação ao produto ou serviço anunciado”, explica Paulo André Bione, coordenador do júri.
O cenário do mercado publicitário em Pernambuco
O mercado publicitário pernambucano tem apresentado crescimento nos últimos anos, com marcas e agências da região se tornando grandes players nacionais. As agências vêm transformando suas operações, e foi nesse contexto que surgiu a ideia do Festival CriaPE. Com o objetivo de integrar, debater e valorizar o mercado criativo, o festival se propõe a ir além da premiação, oferecendo um espaço de interação entre os diversos players do setor, como produtoras de áudio, TV e cinema, produtores de conteúdo, desenvolvedores, veículos, plataformas digitais e fornecedores. As agências atuam como o hub de integração desse ecossistema.
“Percebemos que, apesar do mercado estar em plena efervescência, não havia uma plataforma que valorizasse nossa própria atividade. O CriaPE nasce como uma resposta a essa lacuna, em um cenário de agências operando a todo vapor, mas sem iniciativas locais para reconhecer o impacto e a relevância do nosso trabalho na sociedade”, afirma Ricardo Lira, publicitário e membro da Comissão Organizadora do festival.
“Mais do que um festival, este é um movimento de mercado que celebra o renascimento e a efervescência da propaganda pernambucana, que vem se destacando nacionalmente pelo seu alto padrão criativo, pela relevância dos projetos realizados e pela importância dos investimentos no setor em todo o país”, complementa.
O Festival CriaPE faz parte de um movimento maior, focado na valorização e integração da propaganda pernambucana, sendo uma das várias ações voltadas para promover e destacar a criatividade local. “Vamos discutir os desafios e as tendências do mercado, com foco na criatividade, desenvolvimento profissional e nas ferramentas tecnológicas que permeiam o ambiente publicitário, sempre com o objetivo de ampliar a comunicação e gerar resultados para os clientes. O evento é uma verdadeira celebração do mercado publicitário, com premiações e debates sobre temas relevantes. Teremos especialistas de diversas partes do Brasil compartilhando seus conhecimentos sobre inovações e avanços no setor”, destaca Daniel Queiroz, presidente do Sinapro-PE.
As inscrições de trabalhos para o prêmio CriaPE estão abertas até o dia 25 de setembro e podem ser realizadas pelo site www.festivalcriape.com.br.
Comissão organizadora
Os publicitários responsáveis pela organização do Festival CriaPE reforçam a importância do evento como um marco para o setor publicitário de Pernambuco. Além de destacar o potencial transformador da iniciativa, que não apenas celebra a criatividade, mas também fomenta a união entre as agências e fornecedores, incentivando o crescimento e fortalecimento do mercado local.
O CriaPE representa uma oportunidade única de valorizar os talentos da região, criar conexões significativas e inspirar novos profissionais a ingressar na publicidade com inovação e qualidade. “O CriaPE é um resgate da interação do mercado publicitário de Pernambuco onde vai ter uma união de fornecedores, agências e veículos de comunicação, além de engrandecer ainda mais o nosso estado e nossa publicidade que é tão famosa e tão maravilhosa que todo Brasil”, destaca Lelê Carvalho.
“O CriaPE inicia uma nova fase no mercado publicitário de Pernambuco. Vivemos um momento que precisa da união das agências para fazer o nosso setor crescer e se fortalecer. Vamos trabalhar juntos para evolução de cada empresa. Além de debater assuntos importantes, trocar ideias e informações, o festival tem o objetivo de capacitar a nossa equipe e valorizar os talentos da propaganda com um festival de criatividade totalmente novo e pensado para contemplar todos os tamanhos de agências”, ressalta Marcela Alves.
“O Festival CriaPE será a grande celebração do talento da publicidade pernambucana, tão reconhecido mundialmente. Ele é parte de uma extensa agenda de ações que visa o fortalecimento do setor e a consolidação do nosso mercado, como um dos principais do país. Nossa intenção é fazer um dos principais festivais de criatividade do país, tendo como pilares centrais o reconhecimento das grandes ideias, o conteúdo relevante e transformador, e principalmente, ser um ambiente de conexões”, afirma Josival Júnior.
“Mais do que uma premiação ou até mesmo um festival de criatividade, o CriaPE ancora um movimento de articulação e de engajamento, que integra diversos agentes do mercado publicitário de Pernambuco pela valorização e fortalecimento da nossa atividade. Além da importância econômica de um segmento que impulsiona tantos negócios, o momento é de reconhecer e exaltar a nossa produção criativa, valorizar os talentos, mas também proporcionar encontros entre profissionais que nos inspiram. O CriaPE também abre espaço para revelação de novos profissionais, com a categoria de jovens talentos, voltadas aos estudantes de Publicidade, uma iniciativa muito importante, que estimula quem está chegando e amplia oportunidades”, finaliza Maria Paula Londres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário