Marjane, autora da famosa autobiografia Persépolis, seu primeiro livro publicado, é a primeira iraniana a escrever uma história em quadrinhos, nos convida a reviver suas memórias afetivas através de um ritual das mulheres da sua família: uma conversa e um chá, na casa de sua avó, depois do almoço.
Já em Bordados, a quadrinista franco-iraniana, nos conquista com sua narrativa fluída e feminista ao descrever o cotidiano das mulheres, quase cinematográfico, e a sutileza como trata de temáticas tão fortes. Seu traço expressivo e cru nos apresenta um cenário minimalista, em seu "superquadrinho", onde potencializa os bordados que costuram emocionantes histórias reais que dão voz às mulheres de diferentes gerações e ideias. Como também sentimos no arrebatador Persépolis.
O evento será uma oportunidade de conhecer mais a fundo a história e a cultura das mulheres do Oriente Médio e entender as diferenças e semelhanças das dores e lutas, em uma sociedade patriarcal. A narrativa traz fortes temas como objetificação dos corpos das mulheres, cirurgia de reconstrução de hímen, o tabu da virgindade, sexualidade, amor, casamento e relacionamentos abusivos através de uma leitura breve, acessível, profunda, engraçada, porém sarcástica e ácida, que nos leva à refletir sobre a vida destas mulheres em um estado conversador severamente machista.
A participação no evento é gratuita, mas é necessário realizar uma inscrição prévia por meio do link disponibilizado no Sympla. Para garantir um lugar na Livraria do Jardim, as interessadas devem se inscrever o quanto antes e confirmar sua presença.

Nenhum comentário:
Postar um comentário