segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Seguro que protege patrimônio de profissionais cresce no primeiro semestre de 2022



De acordo com dados do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne), de janeiro a julho deste ano, o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional registrou um crescimento de mais de 17% no Brasil, quando comparado ao desempenho em vendas do mesmo período de 2021.
O produto é voltado para prestadores de serviços que estão sujeitos, eventualmente, a cometerem falhas sem qualquer intenção que podem acabar causando danos a terceiros, requerendo pagamento de indenização pelo ocorrido.

Segundo o diretor do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne), Anderson Peixoto, o RC Profissional pode ser contratado por prestadores de serviço de vários segmentos. “As coberturas desse produto oferecem amparo para gastos com defesas judiciais, auxílio nos acordos, reclamações e prazos complementares. Podem também incluir custos com perícias e indenizações por danos morais e estéticos”, explica.

Caso o profissional seja condenado, o seguro garante o pagamento do processo, preservando o patrimônio do segurado, deste que seja constatado que o ato foi culposo, ou seja, não intencional. “Entre os que mais procuram a proteção estão os profissionais da saúde, como médicos, dentistas, fisioterapeutas e veterinários, além de advogados, contadores, engenheiros, arquitetos, agentes de viagem e os próprios corretores de seguros”, afirma o executivo.

Com relação à contratação, o RC Profissional pode ser coletivo ou individual. O primeiro costuma ser utilizado por sindicatos, associações de classe e outras instituições visando proteger os profissionais de suas respectivas categorias. Já o segundo tem apenas um contratante e um segurado. “Tanto no coletivo quanto no individual, cada apólice é única e deve ser emitida em conformidade com a profissão do segurado. Os corretores estão preparados para sugerir a melhor formatação do produto para cada cliente”, finaliza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário