sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Palestra sobre clima e safras agrícolas movimenta produtores rurais em Petrolina - PE



As perspectivas do clima para as safras agrícolas de 2022 e 2023 e as tendências para os próximos 15 anos, foram o tema da palestra apresentada em Petrolina - PE, na noite desta quarta -feira (26), pelo professor, meteorologista e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas, Luiz Carlos Molion.

Falando para um auditório formado por produtores rurais, profissionais e estudantes das áreas agronômicas, na Fundação Nilo Coelho, o professor que também é PhD em Meteorologia e pós Doc em Hidrologia de Florestas, começou chamando a atenção para a utilização do clima a favor do agronegócio, suas janelas de comercialização e tomadas de decisão durante o preparo do solo para o plantio até a colheita.

Depois, mostrando slides e detalhando aspectos relevantes, Molion teceu comentários sobre o resfriamento climático, os fenômenos El Niño e La Niña e surpreendeu a plateia com uma análise do regime de chuvas no Vale do São Francisco nos próximos 15 anos, que vão causar prejuízos na agricultura irrigada, além de alertar para um problema futuro com a geração hidrelétrica. Ao final, o professor detalhou algumas práticas agronômicas para aumentar a produtividade dos pomares e deu dicas visando a conservação da água e dos solos.

O encontro foi promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), em parceria com o Sebrae e a Ubyfol (multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal). Para o produtor e diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Josival Amorim, a palestra foi bastante esclarecedora. "Conferimos uma série de previsões de grande utilidade para que os produtores rurais se planejem, objetivando a melhoria na produção e comercialização das próximas safras", ressaltou.

Para o representante regional da Ubyfol, Cleber Uzumaki o encontro também foi importante por permitir ao produtor do Vale se antecipar aos problemas gerados com as chuvas, minimizando as perdas com ações preventivas e de controle de doenças e pragas nos pomares. No encerramento do encontro, a gerente da Unidade do Sebrae do Sertão do São Francisco, Josiana Ferreira, agradeceu a presença de todos e lembrou uma série de atividades que vem sendo realizadas em conjunto com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), visando a transferência de conhecimento e tecnologias para o homem do campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário