● Em menos de 1 ano do seu lançamento, primeira coalizão de empresas e organizações que se unem para combater o desperdício de alimentos já doou mais de 4.800 toneladas em todo o Brasil
● Em resposta ao
agravamento da fome no Brasil, a coalizão, formada por mais de dez empresas do
setor alimentício, destinará cerca de 320 toneladas adicionais ao Pacto
idealizado pela Ação da Cidadania
São Paulo, outubro de 2022 – Para enfrentar o problema da
fome e do desperdício de alimentos no Brasil, instituições brasileiras e
internacionais têm apostado em parcerias com movimentos sociais e criação de
iniciativas para dar um novo destino a alimentos excedentes de suas produções
(produtos de qualidade que perderam seu valor comercial). Agora, estes
programas unem forças de diversas empresas para criar um sistema alimentar mais
sustentável para esta e as próximas gerações, como acaba de anunciar o
Movimento Todos à Mesa (TaM), que passa a contribuir com o Pacto pelos 15% com
Fome, idealizado pela Ação da Cidadania para enfrentar o problema da
insegurança alimentar no Brasil. Segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em
Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan) em uma pesquisa sobre Insegurança
Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, publicada em junho
deste ano, 33,1 milhões de brasileiros não têm o que comer – número que
representa 15% de toda população do país.
O Movimento Todos à Mesa, coalizão composta pelas empresas
Bauducco, Camil, Carrefour, Connecting Food, Design de Conversa, DPA Brasil,
Facily, Frexco, iFood, Lopes Supermercados, M. Dias Branco e Nestlé,
compromete-se a doar, mensalmente até dezembro, um volume adicional às doações
de alimentos excedentes que já ocorrem, juntando-se a uma grande rede de
solidariedade que atua no combate à fome em todo o Brasil. As doações
adicionais são de produtos próprios ou em dinheiro para que a Ação da Cidadania
adquira cestas básicas para doação, e já começaram a acontecer em setembro. A
PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, acaba de
aderir ao movimento e destinará R$ 400 mil via Fundação PepsiCo (braço
filantrópico da companhia) para a Gastromotiva - instituição voltada à produção
e distribuição de marmitas em sua rede de cozinhas solidárias, presentes em
todas as regiões do Brasil (instituição parceira da companhia e que integra o
Pacto).
"Para fortalecer o nosso compromisso com a insegurança
alimentar e a desnutrição, passamos a integrar a coalizão Todos à Mesa. Essa
parceria é fundamental para ampliarmos a nossa atuação no processo de doações
periódicas de alimentos, um trabalho fundamental para contribuir e levar
esperança e oportunidades para pessoas que se encontram em situação de
vulnerabilidade social. Além disso, com o apoio ao Pacto pelos 15% com Fome,
por meio do TaM, conseguimos conscientizar e engajar a população a se juntar a PepsiCo
e demais empresas para fazer parte deste movimento tão importante para o nosso
país", comenta Regina Teixeira, Diretora de Assuntos Corporativos da
PepsiCo Brasil.
Pacto pelos 15% com fome
Lançado em julho, com o chamado “Se você não passa fome, tem
que ser parte da solução”, o Pacto pelos 15% com Fome promove a ideia de que
empresas e pessoas físicas contribuam ativamente para o combate à fome por meio
de diversos tipos de doação – financeira, de tempo, porcentagem de vendas ou produtos, afinal, todo mundo tem “15 de
alguma coisa” para doar. De acordo com a iniciativa, “para 15% dos brasileiros
e brasileiras, esta é a única esperança”.
“A parceria com as empresas tem sido fundamental na luta
contra a insegurança alimentar. Desde o início da campanha, há dois meses, já
conseguimos levar comida para 400 mil pessoas. A chegada do projeto Todos à
Mesa ao Pacto certamente vai ajudar outras milhares de famílias por todo o
país. A fome é inaceitável, mas só vamos conseguir mudar essa realidade quando
a sociedade entender que a solução para esse problema deve partir de todos
nós", reforça Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor-executivo da Ação da
Cidadania.
A aliança entre as duas iniciativas representa uma solução
inovadora e tecnológica, em linha com a estratégia ESG das companhias, por meio
do ODS 12 - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, previsto pela Organização
das Nações Unidas, referente ao consumo e produção responsável, que tem, ainda,
por meta, reduzir em 50% o desperdício nos níveis de varejo e de consumo, ao
longo das cadeias de produção e abastecimento.
Movimento Todos à Mesa
Desde o lançamento, em outubro de 2021, até o momento, o
Movimento Todos à Mesa já arrecadou mais de quatro mil e oitocentas toneladas
de alimentos, que impactaram cerca de 1,9 milhão de pessoas em todo o país. Já
o Pacto pelos 15% com Fome, afirma que, de julho a setembro (2 meses), foram
arrecadados o equivalente a 1000 toneladas de alimentos para 400 mil pessoas
(ou 100 mil famílias).
“A colaboração é o caminho para avançarmos em agendas tão
importantes quanto a do desperdício de alimentos e a do combate à fome. São
frentes que fazem parte da nossa jornada de regeneração e nos mantêm
convictos(as) em fortalecer movimentos como o Todos à Mesa e contribuir para
que ações como a destinada ao Pacto 15 por 15 sejam viabilizadas”, ressalta
Barbara Sapunar, diretora de Comunicação e Sustentabilidade na Nestlé Brasil.
Para saber mais sobre as iniciativas e como contribuir,
acesse www.15por15.org e www.todosamesabrasil.com.br.
Sobre o Movimento Todos à Mesa
Primeira coalizão brasileira de empresas e organizações com
o objetivo de reduzir os impactos da fome no Brasil e atuar na redução do
desperdício de alimentos, por meio do fortalecimento de redes de
redistribuição, articulação de um ambiente regulatório favorável para a doação
de alimentos e conscientização sobre o tema.
Sobre a Ação da Cidadania
A Ação da Cidadania foi fundada em 1993 pelo sociólogo
Herbert de Souza, conhecido como Betinho, com o intuito de combater a fome e a
desigualdade socioeconômica em nosso país e ajudar os mais de 32 milhões de
brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza naquele ano. Desde a sua
criação, a ONG deu início a uma série de iniciativas, sendo o Natal Sem Fome a
mais célebre delas. Em 2021, a Ação da Cidadania iniciou as campanhas Brasil
Sem Fome, que arrecadou 20 mil toneladas de alimentos somente no primeiro ano,
e a SOS Enchentes Brasil, que leva donativos e eletrodomésticos para estados
afetados por catástrofes. Em 2022, a ONG lançou o Pacto pelos 15% com Fome, uma
convocação à sociedade civil, empresas e agências de mídia na luta contra a
insegurança alimentar grave, que hoje atinge 33,1 milhões de pessoas, ou seja,
15% da população brasileira.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de
vezes por dia por consumidores(as) em mais de 200 países e territórios em todo
o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 79 bilhões em receita líquida global em
2021 impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no
Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®,
CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. Globalmente, as marcas da
PepsiCo geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.
A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em
Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+). pep+ é
uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade
no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce operando dentro dos limites do
planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas.
Para mais informações, visite www.pepsico.com.br.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue
renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que
contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um
ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o
produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30
mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de
São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande
do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50
brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e
distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do
consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores
participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e
vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao
campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas
fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões,
ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais
sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros,
segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário