Gralton Beiral, de 49 anos, é CEO da Party Group, da Ilha Fiscal Eventos, da G-Design Arquitetura, do novo Terraço Lagoon, além de ter idealizado e realizado diversos projetos históricos na cena cultural do país. Uma jornada percorrida pelo desejo incessante de inovar.
Nascido no Centro do Rio de Janeiro, berço da boemia, teve uma infância humilde. A sua mãe lavava roupas, enquanto o seu pai cortava cana no interior fluminense. Dedicado aos estudos, decidiu cursar publicidade e começou a carreira como estagiário em uma agência que atendia a maior marca de fast food do mundo. Lá, era responsável por criar as campanhas de marketing do restaurante, uma atividade, na época, artesanal.
“Considero-me uma pessoa persuasiva, e isso é ter marketing na minha essência”, menciona o empresário. Depois de anos de trabalho, resolveu empreender ao abrir uma loja da Forum em um shopping em Niterói, em 1996, depois a transformando em uma franquia da marca americana Guess, e expandindo o negócio para outra unidade. Entretanto, um episódio foi fundamental para sua mudança de rota.
“Aluguei um cinema para fazer o evento de lançamento de uma coleção de verão. Desmontei todas as poltronas dali e fiz um desfile no local, transmitido no telão, seguido de uma grande festa. Foi quando me apaixonei por esse mercado, e nunca mais saí”, lembra. Em 2002, a marca de roupas encerrou as atividades no Brasil, no entanto, naquele momento, o empresário já tinha montado sua própria produtora e estava convicto sobre o seu propósito.
Empreendendo sonhos
O seu primeiro case de sucesso na nova atividade despontou em 2006, quando decidiu levar a tradicional micareta baiana para o Sul do Brasil. Foram mais de 30 mil pessoas que se reuniram para acompanhar o trio elétrico de Ivete Sangalo, no que seria o maior em Porto Alegre até então. O sucesso foi tanto que, no mesmo ano, fez uma segunda edição, superando seu próprio recorde, reunindo mais de 40 mil pessoas. A partir daí, Gralton passou a colecionar êxitos, sempre apostando em experiências pautadas na inovação.
De volta ao Rio de Janeiro em 2008, lançou, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, e a Associação de Moradores da Rocinha, um projeto transformador na comunidade, que se estenderia por anos: a “Arena da Rocinha”. A iniciativa englobou educação, economia, alimentação e cultura, com um espaço para shows que recebeu grandes artistas, como o rapper norte-americano Ja Rule.
Em paralelo, durante uma de suas viagens, conheceu, em 2009, galpões infláveis que estocavam grãos. Maravilhado pela novidade, se aprofundou nas técnicas e, junto com o fabricante, criou a ‘Bubble’, primeira boate inflável do mundo. Grandes ventiladores mantinham a estrutura erguida, enquanto uma porta giratória impedia a saída de ar. Foi instalado também todo um aparato de luz e som, além de um painel de LED e camarotes especiais.
No ano seguinte, realizou o festival ‘Superstars DJs’, que reuniu os mais famosos nomes da música eletrônica no Forte de Copacabana. Entre as atrações estavam Paul Oakenfold, DJ da Madonna, e Ferry Corsten, top 5 mundial. Na segunda edição, em 2013, montou um espaço de 5000 m², que teve como headliners o líder do Swedish House Mafia, Axwell, e os belgas residentes da Tomorrow Land, Dmitri Vegas e Like Mike.
Ainda em 2013, criou o ‘Rio E-Music Festival’, que reuniu mais de 20 mil pessoas na Barra da Tijuca para a apresentação do produtor e DJ sueco Avicii, que, na época, contava com 5 entre as 10 músicas mais executadas no ranking da Billboard, além do norte-americano Eric Morillo. Com o sucesso, tornou-se um dos principais festivais de música eletrônica da América Latina. “Foi histórico! O Avicii estava com agenda lotada e eu viajei até o Chile para convencê-lo a vir. O resultado não poderia ser outro: mágico”, acrescenta.
Gralton também desenvolveu celebrações culinárias no Copacabana Palace, cartão-postal do Rio de Janeiro, e assumiu controle dos eventos na Ilha Fiscal da Marinha, levando até eles a Pink Elephant, festa itinerante com unidades em Nova York e St. Barth. Em 2017, junto com a sua empresa de engenharia, a G-Design, decidiu revolucionar o mercado apresentando festas cenográficas que faziam representações de pontos turísticos.
Assim nasceu a ‘Mykonos Sunset Chillout’, reprodução de uma vila da ilha grega, trazendo as tradicionais casinhas brancas com portas e janelas azuis, uma igrejinha e até mesmo um moinho funcional de 5 metros de altura. Além disso, o espaço contava com um restaurante de comida mediterrânea e trilha sonora em referência aos icônicos clubes locais. No verão de 2018, a festa se tornou o assunto mais falado na cidade do Rio de Janeiro pelo Instagram.
Com tamanha repercussão, chegou a vez da ‘Tulum’, que trouxe as mais belas paisagens da Riviera Maya, no México. Numa área de 2000 m², reproduziu os pontos turísticos da península de Yucatán, entre eles, a pirâmide de Del Castilho, fielmente replicada em uma escala de 10 metros, e a escultura Diosa Maya, inspirada na famosa ‘Ven a La Luz’, de 8 metros de altura. Mais de 60 profissionais e artesãos atuantes no carnaval carioca participaram do projeto.
Em 2019, abriu o Terraço Lagoon, um moderno espaço na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A estrutura conta com dezenas de espaços, incluindo 48 banheiros climatizados, 3 escritórios, 2 camarins decorados, mais de 30 metros de bares, uma poderosa cozinha industrial e um salão com 1600 m². Já em 2020, o lugar recebeu respeitados espetáculos musicais da cidade, entre eles o ‘Ensaio da Anitta’, ‘Resenha do Mumuzinho’, ‘Boutique Favela’, ‘Spanta Neném’ e o ‘Baile do Papato’. “Ele representa um novo momento da minha carreira, fruto do amadurecimento do meu trabalho. É o melhor equipamento de eventos da cidade, e falo com propriedade, pois já loquei quase todos os outros”, completa.
Instagram oficial: https://www.instagram.com/gralton_/
VIP Room
A sua próxima empreitada faz jus à sua trajetória: a VIP Room. Trata-se de uma nova label party que vai reunir artistas consagrados mundialmente e habituados a shows para multidões em uma luxuosa experiência sensorial e privativa. A sua primeira edição será em novembro e trará o DJ Vintage Culture, top 2 do Brasil.
“A VIP Room oferecerá um serviço all-inclusive de alto nível com marcas premium. Além disso, as comodidades incluem experiências sensoriais em um show de luz, imagens e artistas performáticos. O DJ Vintage Culture, que atualmente encontra-se em turnê internacional, retorna ao Brasil especialmente para o evento”, finaliza.
Mais informações: http://www.viproom.art.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário