terça-feira, 11 de outubro de 2022

A comunicação como diferencial em sua carreira



A comunicação é a base de qualquer relacionamento saudável, seja socialmente, quanto no ambiente profissional. Quando eficaz, ela abre portas para sermos compreendidos, ouvidos, mostrarmos nossas ideias, diferenciais, conquistarmos mais clientes, fecharmos negócios, para gerirmos um time e ascendermos profissionalmente.

Segundo Fernanda de Morais, fonoaudióloga referência em comunicação e oratória, uma boa comunicação não tem ruídos, atrai a atenção do interlocutor e o faz ter interesse em escutar mais sobre o assunto. “A habilidade de comunicação está presente em qualquer setor de uma empresa, e uma grande vantagem é que sabendo nos comunicar temos melhores interações dentro do ambiente corporativo. Investir nesta soft skill tão importante pode nos ajudar e muito a ter sucesso na carreira”, completa.

No momento em que vivemos hoje, pós-pandemia, a comunicação pode ser presencial ou híbrida, e em ambas a forma de expressão é diferente e exige algumas estratégias importantes. No ambiente profissional a comunicação está presente em todos os contextos: reuniões, apresentações, calls, conferências, pitches e situações de networking. Apresentar uma excelente ideia de maneira insegura, com falta de clareza e organização pode ser determinante para que não atinja seu objetivo.

Falando bem, as pessoas não farão esforço para compreender sua mensagem;

Falando bem, aumentam as chances de influenciar;

Falando bem, você atrai pessoas para perto;

Falando bem, você prospecta clientes com mais facilidade;

Falando bem, você amplia seu networking.

“A comunicação nas redes sociais traz muitas informações até para processos seletivos em empresas que hoje analisam o perfil dos candidatos buscando coerência e valores próximos aos da empresa. As fotos no perfil, conteúdos, comentários e curtidas podem comunicar e muito, por esse motivo, estar atento à forma como expressa as ideias também contribui para a imagem profissional que será projetada”, destaca Fernanda.

O respeito é um dos valores essenciais nas relações profissionais, e cultivar o respeito por si mesmo e pelos outros permite que você seja reconhecido, aceito e valorizado. Do latim,” respectus” significa consideração ou atenção e isso inclui cuidado e acolhimento.

Um dos recursos essenciais da comunicação na liderança respeitosa é a escuta, que é a base das boas relações, e escutar não é o mesmo que ouvir. Quando escutamos, estamos concentrados, desligamos os pré-julgamentos e não ficamos elaborando a resposta ou comentários que faremos neste momento.

De nada adianta ser excelente em Oratória e péssimo em “Escutatória”. Para trazer um excelente argumento é necessário escutar as necessidades do interlocutor/ cliente/ liderado para assim elaborar um discurso persuasivo e influente. Quantos “erros” na comunicação temos em nossas relações profissionais por escutar pouco ou até interpretarmos sem elementos suficientes.

Além da escuta, a habilidade de fazer perguntas estratégicas é importante, já que nem toda conversa requer os mais altos níveis de escuta.  E um terceiro recurso importante para ser respeitado como líder é a forma como se expressa: a entonação da voz, o volume, a dicção, a velocidade de fala e a expressão corporal. Juntos compõem nossa imagem de comunicador e quando não são coerentes com nossas palavras podem trazer outras interpretações ao interlocutor.

Finalizo com a frase de Sócrates: “Fale para que eu te veja”.

Sua comunicação, sua imagem!

Fernanda de Morais

Diretora Voice Care Treinamentos e Palestras

Fonoaudióloga Mestre e Especialist

Instagram: @fe.demorais


 

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