sábado, 11 de junho de 2022

Secretário conquista selo oficial e passa a ter Carimbo para o Passaporte turístico da Estrada Real

 


Secretário ganhou um ponto de carimbo do Passaporte Estrada Real, um registro único que permite que o viajante acompanhe e marque suas experiências nos caminhos explorados com um selo oficial de cada trecho que faz parte da Estrada Real, maior rota turística do país com mais de 1630 quilômetros de extensão passando por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Idealizado pelo Embaixador do Turismo do Rio de Janeiro, o chef Dann Mattos, o novo ponto de carimbo para o Passaporte Estrada Real, que fica localizado na Estr. do Secretário, 5850 (Posto BR Ponte de Lima), tem como objetivo valorizar a identidade, resgatar a história, a cultura e as belezas da região, fomentando o turismo e incentivando visitantes a percorrerem todo o trajeto.

O distrito de Petrópolis é um dos mais importantes pontos de passagem do Caminho Novo, que agora possuí 12 carimbos, rota que liga o Porto da Estrela, em Magé (RJ), e termina em Outro Preto (MG). O símbolo do carimbo de Secretário é a Escola Municipal Dr. Barros Franco, foi escolhido produzido por Dann Mattos, que decidiu retratar uma das mais emblemáticas construções da região. “O símbolo escolhido para Secretário foi a Escola Municipal Dr. Barros Franco, uma construção em estilo colonial que representa a história da região. A maioria dos habitantes se Secretário, inclusive  meu avô, passaram pela escola, que fica na Estrada Real e faz parte do Caminho Novo. Nada mais simbólico e representativo, que escolher a escola, criando a sensação de pertencimento para comunidade.”, conta Dann entusiasmado.

Os carimbos são a prova de que o visitante passou por determinado local. Durante o percurso, há diversos Pontos de Carimbo espalhados por algumas cidades, vilas e distritos que fazem parte da Estrada Real. Ao percorrer todo o caminho e obter todos os carimbos, o visitante poderá receber seu certificado digital. O percurso que liga os estados foi aberto no século XVIII, pela Coroa Portuguesa, que decidiu oficializar os caminhos para o transito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas, estradas e caminhos que foram delegados pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.

O passaporte é gratuito e pode ser adquirido através do site https://institutoestradareal.com.br/passaporte/. Ao longo da Estrada Real, o visitante adquire carimbos  de diversas cidades para preencher o passaporte e, ao fim da jornada, conseguir um certificado para cada um dos quatro Caminhos: Caminho dos Diamantes; Caminho Novo; Caminho Velho e o Caminho Sabaraçuru, somando 40 carimbos no total. Cada trecho tem um símbolo próprio para o carimbo.

Nascido em Petrópolis (RJ), radicado no Rio de Janeiro, voltando posteriormente para a Terra Natal, o chef Dann Mattos, ganhou notoriedade por ser um  militante entusiasta  do turismo e da gastronomia na região, tornando-se guia de turismo e especialista em desenvolvimento e turismo rural. Através de muito trabalho, o chef captou novos parceiros, criou roteiros turísticos, o polo gastronômico e turístico de Secretário, e passou a se envolver em atividades e projetos que desenvolvessem e expandissem o turismo e a economia das regiões do interior do estado. Assim surgiu a ideia de incluir Secretário no Passaporte Estrada Real. “Quando você incentiva o turismo, está girando toda uma cadeia econômica, que valoriza desde o pequeno produtor até o setor hoteleiro. Toda região ganha quando há incentivo ao turismo.”, explica Dann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário