sábado, 3 de julho de 2021

Vilas operárias de São Paulo são tema de jornalístico da TV Brasil

 


O Caminhos da Reportagem inédito que a TV Brasil exibe às 20h de domingo (4) convida o espectador a um passeio pelas centenárias Vila Maria Zélia e Vila dos Ingleses, na capital paulista.

No bairro do Belenzinho, zona leste de São Paulo, a equipe de reportagem visita a Vila Maria Zélia – inaugurada em 1917 –, mostra o interior das casas e conversa com os moradores.

O ex-modelo Edelson Pereira Pinto, conhecido como Seu Dedé, é morador da Vila Maria Zélia desde que nasceu, há mais de 70 anos: “tenho orgulho em dizer que eu durmo no quarto em que nasci”.

Os prédios abandonados são atração da vila também. Os moradores convivem com visitantes em busca de história nas paredes destruídas da antiga escola de meninas, hoje sem teto.

A falta de conservação do armazém, da escola dos meninos, sapataria e boticário – a farmácia da vila – não impede o visitante de imaginar como viviam as famílias dos funcionários de uma fábrica de sacos de juta para embalar a produção cafeeira no começo do séc. XX.

Há vinte minutos dali, a Vila dos Ingleses conduz os visitantes por outra viagem no tempo. O complexo de 28 casas foi construído em 1917 para receber as famílias dos engenheiros ingleses que atuaram na reforma da Estação da Luz.

O Caminhos da Reportagem revela este patrimônio tombado pelo governo paulista e localizado discretamente entre prédios imponentes – a própria Estação da Luz, a Pinacoteca, o Museu de Arte Sacra.

Serviço:

Caminhos da Reportagem – “Vilas operárias de São Paulo: passado que resiste”

Inédito

Domingo, 4 de julho, às 20h, na TV Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário