"Mais forte que a pimenta
Jiquitaia, só as mulheres Baniwa". Com esse mote, o Pão de
Açúcar apresenta sua campanha de celebração para o Dia
Internacional da Mulher com base em uma história de protagonismo e
empreendedorismo de mulheres que vivem no noroeste do Amazonas, na
Terra Indígena Alto Rio Negro (bacia do Rio Içana).
Nessa região,
a pimenta Jiquitaia Baniwa é cultivada exclusivamente por mulheres
do povo indígena Baniwa e se transforma em um produto que é
resultado de um processo de plantio sustentável, contribuindo para a
geração de renda e o desenvolvimento de toda a região. O fruto
dessa produção já está à venda em sete lojas do Pão de Açúcar,
na cidade de São Paulo, com a previsão de expansão para outras
unidades em breve, e está inserida dentro do programa Caras do
Brasil da rede de supermercados, que valoriza a riqueza de sabores e
os alimentos e produtos sustentáveis feitos por pequenos produtores
nacionais.
Essa força das mulheres Baniwa
foi a história escolhida pelo Pão de Açúcar para a homenagem do 8
de março deste ano porque exemplifica como as mulheres estão
protagonizando práticas de produção sustentável ao mesmo tempo em
que transformam as suas comunidades por meio dessas iniciativas. A
renda obtida com a venda da Pimenta Jiquitaia é repassada para cerca
de 80 produtoras e gerentes das Casas da Pimenta, que formam uma rede
de unidades de beneficiamento e envase em comunidades da bacia do Rio
Içana.
"A história das mulheres
indígenas Baniwa é uma fonte de inspiração para todas nós. Essas
mulheres lideraram o processo de produção das pimentas jiquitaias,
contribuindo diretamente para o desenvolvimento de toda a comunidade
Baniwa", relata Camila Assis, Gerente de Marketing do Pão de
Açúcar. O produto está à venda em sete lojas da rede na cidade de
São Paulo (Jardim Paulista, Real Parque, Clodomiro Amazonas, Ricardo
Jafet, Sócrates, Shopping Iguatemi e Praça Panamericana) a R$ 29,90
o pote de 15g.
A campanha da marca para o 8 de
março deste ano, produzida em parceria com a agência BETC/Havas,
aproveita a chegada da pimenta Jiquitaia Baniwa às gôndolas da rede
para contar essa história em detalhes com um filme, que conta com
versões de 30" e de 60'', e que irá ao ar no intervalo da
novela 'Amor de Mãe', da TV Globo, na noite do sábado dia 7/3. Na
peça, as mulheres indígenas Baniwa têm o seu trabalho valorizado,
com o retrato do dia a dia do cultivo da pimenta, o seu processo
produtivo e o caminho percorrido para que os produtos cheguem até as
gôndolas das lojas em São Paulo. O roteiro da peça é todo
construído a partir de palavras femininas, potencializando a
mensagem de valorização das mulheres. Além do filme para a
televisão, a campanha, que conta com imagens cedidas pelo ISA -
Instituto Socioambiental, terá um desdobramento para o universo
digital com uma série de peças para redes sociais.
Os Baniwa são um povo indígena
de língua Aruaque, com uma população estimada de 15 a 18 mil
pessoas. Vivem em cerca de 200 comunidades e sítios, como parte do
complexo cultural do noroeste amazônico, nas cabeceiras da bacia do
Rio Negro, entre Brasil, Colômbia e Venezuela. No Brasil, os Baniwa
são os ocupantes milenares da bacia do Rio Içana, onde estão
localizadas 95 comunidades e sítios que abrigam entre 7 a 8 mil
pessoas. Saiba mais sobre os Baniwa no site Povos Indígenas do
Brasil. Acesse:
https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Baniwa
Ficha Técnica:
Título: Dia das Mulheres Pão
de Açúcar
Agência: BETC/Havas
Cliente: Pão de Açúcar
Produto: Institucional
CCO: Erh Ray
Direção Executiva de Criação:
Andrea Siqueira
Direção de Criação: Romolo
Megda
Criação & Conteúdo: Paula
Junqueira e Daniel Zappa
Marcas & Negócios: Mônica
Moraes, Raquel Hipólito e Octavio Palencia
Estratégia e Dados: Agatha Kim,
Dannyllo Silveira e Gabriel Lopes
Canais & Engajamento: Carla
Gagliardi, Thyago Azevedo, Alexandre Lopez e Katia Rosa
Diretora de Produção
Integrada: Anna Ferraz
Produção Filme: Juliana
Arantes
Montagem e finalização: Tiago
Hasegawa
Produtora de Audio: Shuffle
Audio
Produtor executivo: Henrique
Ruiz Nicolau
Atendimento: Renata Prado
Aprovação do cliente: Othon
Vela, Camila Assis, Aline Sampaio, Milene Mendes e Camila Molezine
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