sábado, 10 de fevereiro de 2018

Mantenha a hidratação e evite problemas durante a folia

O Carnaval é uma das épocas mais esperadas do ano por quem gosta de curtir a folia ou alguns dias de folga. Como coincide com a estação mais quente, quem quer aproveitar todos os dias da festa é preciso ficar atento com a hidratação do corpo. Esse cuidado é fundamental em qualquer época do ano, mas durante o verão e, sobretudo, para aproveitar a folia, é necessário ter ainda mais atenção com a ingestão dos líquidos e alimentos.

A animação dos blocos pode fazer com que o folião esqueça de beber a quantidade ideal de água ou consuma alimentos que não são adequados para quem está submetido às altas temperaturas. A nutricionista Iraci Sabino, do Hapvida Saúde em Campina Grande, explica que a elevada exposição ao sol faz com que o corpo gaste muita energia e caloria, o que aumenta os riscos de desidratação se não houver a prevenção adequada.
Por causa disso, a especialista ressalta que, nessa época do ano, é fundamental equilibrar o consumo de líquidos e dos alimentos. "Devemos ingerir dois litros de água por dia, além de sucos naturais, água de coco, e fazer refeições leves. Com o calor, a perda de líquidos e minerais é um processo rápido, então todo cuidado é pouco."
Devido a ampla exposição ao sol durante o Carnaval, a nutricionista esclarece que é preciso também ficar atento com o horário e com a hidratação do organismo. Uma das recomendações é respeitar os intervalos de alimentação, além de reforçar o consumo de frutas.
"Dê preferência aos alimentos leves ricos em fibras, assados, grelhados, com boa variedade de vegetais e frutas. Evite alimentos pesados, difíceis de digerir. Outro cuidado é com o risco de contaminação, sendo aconselhável evitar alimentos muito perecíveis. Além disso, é preciso voltar toda atenção para que as crianças não desidratem devido ao período de exposição ao sol", orienta Iraci Sabino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário