terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Detalhes do 40º desfile do GALO DA MADRUGADA

Com o tema “Galo 40 anos, Promovendo o Folclore e a Cultura de Pernambuco”, o bloco sairá às ruas em 10 de fevereiro de 2018. “Esse ano estamos comemorando 40 anos de uma festa que resgatou o ritmo pernambucano. O Galo da Madrugada promoveu uma verdadeira revitalização para o carnaval de rua, mantendo-se fiel aos seus objetivos, fortalecendo o folclore e a cultura e, principalmente, crescendo sem perder a originalidade. Nossa bandeira é sempre defender o frevo, o folclore e a cultura pernambucanos.”, explica o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Meneses.

O objetivo inicial do Galo da Madrugada foi resgatar o verdadeiro carnaval de rua do centro do Recife, mais especificamente do bairro de São José, que estava em total decadência. “Na década de 70, o carnaval participativo entrou em vertiginosa decadência. Já não se via mais os tradicionais clubes, troças e blocos tocarem seus frevos nas ruas, acompanhados por admiradores e foliões. Nossas agremiações passaram a desfilar apenas em passarelas, em busca unicamente de premiações”, relata o presidente da agremiação.
O frevo foi cedendo espaço para outros ritmos não pernambucanos. Foi nesse cenário, que o Galo da Madrugada nasceu e consegui resgatar, através do “Carnaval Participação”, a adesão de milhares de pessoas, para o carnaval de rua, para o frevo e trazendo de volta as tradicionais fantasias do carnaval do Recife. Esse espírito carnavalesco está no DNA dos pernambucanos.
Estima-se que o número de foliões se mantenha acima dos dois milhões este ano. Como de costume, o desfile de O Galo da Madrugada começa às 9h, depois da concentração da diretoria, trabalhadores, políticos e foliões no Café da Manhã do Galo, no Forte das Cinco Pontas. A primeira ala do bloco sai da Av. Sul, 751 (Galpão do Galo) no sentido do viaduto Capitão Temudo, retornando pela Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto), etc. Neste horário, todas as alegorias, carros e trios já estão prontos, a postos para seguir o percurso (detalhes a no tópico 2). Ao todo são seis quilômetros percorridos em mais de 9h de festa pelas ruas de pelo menos quatro bairros do Grande Recife. A dispersão da multidão acontece por volta das 18h30 na Rua do Imperador.
Considerado o maior bloco da Terra pelo Guinness Book, o Galo da Madrugada mantém sua tradição de ser comandado por artistas pernambucanos em cada trio, esses artistas podem convidar cantores de outros estados. Artistas de destaque nacional também vêm para oGalo e sobem nos trios para fazer duetos com o elenco de músicos da terra. Essa é uma interação duplamente interessante: mostrar aos cantores de fora o que é o nosso carnaval e as nossas músicas e abrir espaço para nossos artistas e nossa música em outros estados. O Galo já tem blocos “irmãos” em 11 estados do Brasil e em três países. (CONFIRA A LISTA DE TRIOS NO TÓPICO 3)
Este ano, o bloco mantém o mesmo número de alegorias, seis no total, que farão alusão às principais manifestações culturais de Pernambuco, antigos carnavais e compositores, apresentadas ao grande público, nas ruas do centro do Recife. São eles: Clarins e Trombetas, Abre-alas, Carnavais do Passado, Pernambuco de Todos os Carnavais, Grandes Compositores e Galo no Brasil e no Mundo.
Os patrocinadores do Galo para o Carnaval 2018 são em sua grande maioria empresas privadas, mas conta também com o apoio dos governos federal ( Lei Rouanet ), estadual e  municipal.                                                                              
1-   NÚMEROS
Em 2018, cerca de quatro mil pessoas trabalharão para que tudo esteja organizado até o dia do desfile. Esse número contempla artistas, cantores, músicos, dançarinos, diretores do Galo, apoio, seguranças, postos médicos, figurinistas, costureiras, alegorias de mão, estandartes, passistas, entre outros.
Na concepção das alegorias são cerca de 40 profissionais entre cenógrafos, pintores e artesãos,  que trabalham desde o mês de setembro até o dia do desfile. Na produção das fantasias, desde novembro do ano passado, em média temos 60 profissionais, entre costureiras, bordadeira e estilistas, se mobilizam para a criação das peças. Além das fantasias confeccionadas diretamente para o Galo da Madrugada, milhares de outras roupas festivas são produzidas por outras lojas e marcas para os foliões que tradicionalmente brincam o Galo fantasiados.
Para a execução do desfile, a cada ano, são contratados diretamente: 4.000 colaboradores, entre pessoas de apoio, segurança e postos médicos, pessoas na sede da agremiação, na produção dos trios elétricos, cerca de 1.000 pessoas entre cantores, músicos e bailarinos (talvez seja a maior concentração do mundo, de músico num mesmo evento, tocando ao mesmo temo), 400 pessoas nos camarotes disponibilizados pelo Galo da Madrugada, principalmente para turistas;  500 pessoas entre alegorias de mão, fantasias, passistas e estandartes, colaboradores para o café da manhã. São em média 4.000 oportunidades de geração de renda e cerca de 20 mil indiretos a cada ano (costureiras, vendedores ambulantes, montagem de estruturas para dezenas de camarotes, rede hoteleira, taxistas etc.).
2-   PERCURSO
O roteiro do Galo da Madrugada de 2018 será exatamente o mesmo do ano passado. O Gigante do Carnaval ocupa ruas de pelo menos seis bairros da capital pernambucana, com concentração maior de público nos bairros de São José, Santo Antônio, Coelhos, Coque, Cabanga, Boa Vista e Recife Antigo.
Roteiro do desfile 2018 Galo da Madrugada
1.Travessa do Forte
2.Forte das Cinco Pontas
3.Rua Imperial (sentido Praça Sérgio Loreto)
4.Avenida Dantas Barreto (esquina com Praça Sérgio Loreto)
5.Praça Sérgio Loreto (sentido Av. Sul)
6.Avenida Sul (sentido Afogados)
7.Rua Saturnino de Brito (dobrando à direita para retornar pela Rua Imperial)
8.Rua Imperial (voltando para a Praça Sérgio Loreto)
9.Praça Sérgio Loreto (sentido Sede do Galo)
10.Rua do Muniz (sentido Av. Dantas Barreto)
11. Avenida Dantas Barreto (sentido Praça da Independência)
12. Praça da Independência
13.Avenida Guararapes (sentido Ponte Duarte Coelho)
14. Rua do Sol (sentido Praça da República)

4- PINTO DA MADRUGADA
Crianças e adultos vão curtir uma maratona de frevo pelas ruas do bairro de São José na 8ª edição do Pinto da Madrugada, na terça-feira de Carnaval (13). O desfile da agremiação infantil, marcado para às 10h, contará com minitrios, três trenzinhos, frevioca e animação do Palhaço Chocolate, Barca Maluka, Orquestra Mirim do Galo, Animakids, Trenzinho da Molekada, Cia do Riso e super-heróis diversos (Homem-Aranha, Superman, Batman entre outros). A concentração será a partir das 8h30 em frente à sede do Galo, na Praça Sérgio Loreto, com recreação da Cia Riso e do Palhaço Picolé.
A expectativa do presidente do bloco, Rômulo Meneses, é que a folia atraia aproximadamente 100 mil pessoas. Com saída da Praça Sérgio Loreto, o bloco arrastará os pequenos foliões pela Avenida Sul em direção à Avenida Dantas Barreto passando próximo à Praça da Independência, retornando, desse modo, à sede do Galo, a sede do Galo da Madrugada, à frente da Praça Sérgio Loreto.
O trajeto contará com a corte do Pinto da Madrugada formada pelo Rei Maycon Douglas e pela Rainha Amanda Colaço, ambos de 10 anos, e com o boneco gigante do Pinto da Madrugada. Os foliõezinhos também poderão participar do desfile dentro dos trenzinhos. Para isso, os responsáveis devem se dirigir à sede da agremiação e doar duas latas de leite (ou quatro pacotes de leite em pó). A ação tem capacidade para 120 crianças, que passearão por três trens. Os donativos serão destinados às creches do programa social do Galo no bairro do Coque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário