segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Jornalista Romye Schneider lança blog de crônicas e preenche lacuna na literatura paraibana

Com mais de duas décadas de dedicação profissional ao jornalismo paraibano, a jornalista Romye Schneider começa a escrever uma nova etapa na carreira. Com vasta experiência em TV, rádio, jornal impresso, assessoria de imprensa e cerimonial, Romye lança um blog de crônicas com a ‘cara’ dela, no próximo domingo (28), às 16 horas, no Café da Usina Cultural da Energisa. Pra quem conhece a bem humorada comunicadora, já pode imaginar o que vem por aí. “Passei anos da minha vida ouvindo das pessoas que eu tenho um olhar diferente sobre os fatos. Que consigo ver leveza em situações de estresse, e sorrir quando deveria ficar chateada. E que eu faço muita munganga. Isso me despertou pra contar essas histórias. A insistência dos amigos e da família também existiu. Resolvi escrever”, relata Schneider.


A expressão “Munganga”, comum no nordeste do país, não poderia deixar de ser usada para dar nome ao novo projeto. “Sempre ouvi que sou munganguenta demais, expressiva demais, que faço muita palhaçada. Então pensei no nome e fiz um blog em casa, para compartilhar minhas histórias com amigos. A repercussão foi tão grande a cada novo texto que resolvi me dedicar ainda mais. Agora lanço o blog oficial, que tem meu jeito de olhar a vida”, comemora.
 O “Munganga por Romye Schneider” (www.munganga.blog.br) terá um novo texto a cada semana e vem preencher uma lacuna na produção literária do estado, criando uma periodicidade de crônicas de humor disponíveis aos internautas. “Escrever hoje no Brasil é um grande desafio, seja qual for o gênero. Aposto nas crônicas por serem textos rápidos e com uma mensagem a passar. O leitor gosta disso. Escrevo humor, sim, e acho que estamos precisando sorrir mais neste mundo onde muitos preferem dar atenção às tragédias, tristezas ou crise econômica. Mas é mais do que humor. São reflexões sobre nosso dia a dia, nossos costumes, nossa cultura, nosso jeito de conviver com o próximo. Há uma identificação entre minha história e a própria vida de quem está lendo, e o ser humano gosta de se ver na história do outro, de se sentir normal, de saber que existem semelhantes” explica.
Pra se ter uma idéia do que vem no “Munganga por Romye Schneider”, a jornalista questionou a assessoria de imprensa que estava produzindo esse texto. “Ei, esse menino, tu só me faz essas perguntas sérias sobre minha carreira e meu novo projeto. Tu vai colocar aí nesse texto que sexta passada eu me arrumei todinha pra ir numa festa, botei perfume, fui toda chique pro centro histórico e quando cheguei lá vi que tinha deixado as sandálias em casa?” (risos). “Tinha uma havaiana dentro do carro, coloquei ela mesma e sambei até não querer mais, depois conto tudo no blog. Coloca aí, visse?” complementa.
Histórico
Nascida em Pombal, alto sertão da Paraíba, a menina com nome de atriz de Hollywood tinha uma missão a seguir na Comunicação e nem suspeitava. Aos 18 anos se mudou para a capital para cursar jornalismo. E foi da turma 87.2 da UFPB que saiu para o mercado de trabalho. Começou na equipe de Comunicação do Sesc, passou mais de uma década nas TV’s Tambaú e O Norte (atual TV Clube), tem passagem pela rádio Tabajara e pelo Jornal A União, e fez o cerimonial de grandes eventos. Romye ainda tem vasta experiência em assessoria de imprensa em vários órgãos do Governo Estadual, onde trabalha atualmente integrando a equipe da Secretaria de Estado da Saúde.
Movida a desafios lança em 2016 o blog de crônicas “Munganga por Romye Schneider”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário