sexta-feira, 22 de maio de 2015

Dia do Abraço: um gesto simples, cheio de significados e benefícios

Jack Pérola Chagas e o Blogueiro Santyago Silva 
Comemorado hoje, 22 de maio, o abraço é um gesto aparentemente simples, porém, carregado de significados e benefícios. Bom para quem dá e para quem recebe, é sinônimo de carinho, amor, amizade, afeto, acolhimento, entre outros sentimentos, e está presente nos momentos de alegria e de tristeza. Capaz de aproximar e estimular os laços afetivos existentes entre as pessoas, o gesto desperta emoções diversas, trazendo entre outros benefícios, sensações de felicidade e proteção.


Para Juliana Brito, psicóloga do Hapvida, o abraço funciona como uma comunicação não-verbal que estabelece uma ligação íntima e saudável entre as pessoas, fazendo com que o abraçado sinta-se acolhido, compreendido e amado. Segundo ela, é possível, também, que o  gesto diminua o estresse e a ansiedade, gerando o bem-estar nos indivíduos. “Além disso, o abraço é capaz de amenizar dores e angústias, pois através dele podemos transmitir emoções e trocar afeto, e é essa troca que faz do abraço algo tão benéfico”, explica.

Ela lembra, ainda, que crianças que são constantemente abraçadas se sentem mais protegidas e seguras, pois o ato transmite afago e acolhimento. Sentimentos imprescindíveis durante a infância. O abraço é, também, um gesto essencial nos relacionamentos entre os casais, destaca a psicóloga. “Ele aproxima, reforça as relações e reduz as diferenças, estimulando a comunicação e a compreensão dos problemas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário