O lançamento acontecerá no bar Bip Bip, em Copacabana — um dos espaços mais emblemáticos da boemia carioca e da música popular brasileira. Fundado em 1968 e reconhecido como Patrimônio Cultural do Rio, o Bip Bip é muito mais do que um bar: é um território de resistência cultural, convivência democrática e celebração da palavra, da música e do pensamento livre. Um lugar onde a história do Brasil sempre foi cantada, debatida e vivida.
O evento acontecerá na terça-feira, dia 10 de fevereiro, dia da tradicional roda de choro do lugar. Reunirá jornalistas, artistas, músicos, intelectuais e frequentadores históricos do Bip Bip, celebrando não apenas um livro, mas um símbolo que ajudou e ajuda a escrever capítulos da democracia brasileira.
O lançamento é uma iniciativa que junta o bar, a ABI- Associação Brasileira de Imprensa e o mandato do deputado federal Reimont, do PT-RJ, um dos dois autores da lei que criou o Largo do Alfredinho, em justa homenagem ao dono do histórico bar e com a parceria do deputado federal Tarcísio Motta (PSOL-RJ), quando ambos eram vereadores.
“No Bip, haverá um encontro de lutas”, diz Reimont. “A genialidade do Mario Milani, ao criar o gesto, o L de Lula, está expressa na sua perenidade, há quase 40 anos! Um gesto absolutamente simples, que virou símbolo de uma luta e em um dos mais fortes discursos políticos do Brasil, atravessando e arrebatando gerações.”
Mário Milani tem uma trajetória profundamente ligada à história recente do país. Jornalista desde os 15 anos, atuou em rádio, jornal e televisão, participou de movimentos políticos e sociais decisivos: fundação do PT, nas Diretas Já e campanhas presidenciais. É o criador do gesto L, símbolo que atravessou décadas, ganhou as ruas, palanques, estádios, palcos e se transformou em um código silencioso de cumplicidade e esperança coletiva.
Em “A Voz do Gesto”, Milani narra os bastidores da criação do símbolo, contextualiza seu impacto histórico, político e cultural, e reúne relatos, documentos e reflexões sobre como um simples movimento das mãos pode falar antes das palavras — e se tornar linguagem, identidade e memória.
O lançamento no Bip Bip não é casual. Assim como o gesto L, o bar carrega a essência da liberdade de expressão, do encontro espontâneo e da resistência cultural. Ali, onde não se aplaude com barulho, mas se estalam os dedos em respeito à arte, o livro encontra seu cenário natural: um espaço onde gestos, vozes e histórias seguem vivos.
Serviço:
Lançamento do livro “A Voz do Gesto” – Mário Milani
Bar Bip BIP - Rua Almirante Gonçalves, 50, Copacabana, Rio de Janeiro
Terça-feira,10/02/2026, às 19 horas.
Iniciativa: Bar BIP BIP, deputado federal Reimont (PT/RJ) e ABI- Associação Brasileira de Imprensa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário