A segunda edição do Festival Diamba, um dos principais eventos da região Nordeste sobre o uso medicinal da maconha, será realizada durante o feriado da semana santa de 2026, nos dias 03 e 04 de abril, em João Pessoa, em uma uma nova sede: a Cidade da Imagem (CDI) Conventinho, espaço que é parte do monumento histórico e cultural paraibano.
O tema desta edição é “Semear resistência”, e a expectativa da organização é receber 2000 pessoas nos dois dias de evento, que ao longo de sua programação receberá minicursos, rodas de conversa, atividades culturais, infantis e shows.
E as duas primeiras atrações musicais já estão confirmadas: a banda “Seu Zé Quer Coco”, grupo de samba-de-coco de João Pessoa, dedicado à preservar e promover a cultura da jurema sagrada, se apresenta no dia 03 de abril abrindo os trabalhos do Festival. Já no dia 04 de abril, o som fica com a banda Breggae, que desembarca de Recife para o palco do Diamba com um repertório de clássicos do brega em versões com o ritmo e a batida do reggae jamaicano para dançar juntinho.
Festival Diamba recebe o primeiro encontro Nordestino de associações canábicas acontece em João Pessoa durante o Festival
A segunda edição do Festival Diamba receberá ainda, o 1° Encontro Nordestino de Associações Canábicas. A equipe da Acaflor, produtora do evento, mapeou 40 associações em todos os estados da região e enviou convites para a participação neste encontro. Será realizado ainda um levantamento sociodemográfico das associações do Nordeste apresentado durante o Festival Diamba 2026, que é o primeiro evento do estado da Paraíba a abordar essa temática, como um evento de cunho cultural, profissional e popular com a temática da cannabis medicinal.
"A primeira edição foi um encontro muito importante com pessoas que admiramos, onde iniciamos o debate sobre a cannabis por quatro eixos centrais (cultivo, jurídico, social e saúde) junto aos cultivadores de cannabis, associações, profissionais de saúde, pacientes e população local. Além disso, conseguimos incluir uma programação infantil que foi fundamental para a integração e participação de mães no evento. Agora buscamos ampliar o diálogo sobre como a regulamentação da Anvisa nos afetará, mas sobretudo como podemos nos organizar politicamente e tecnicamente para cada vez mais mostramos nossa relevância no debate sobre produção de remédios à base de cannabis, mas também na produção de cuidado com a gente e com o outro.", afirma Tayná Araújo, produtora executiva do evento e diretora de gestão estratégica da Acaflor.
O pioneirismo de João Pessoa e da Paraíba para a cultura da maconha no Brasil
João Pessoa abriga as duas primeiras associações de pacientes de cannabis do Brasil fundadas em 2014. Historicamente, a relação e pioneirismo com a maconha não são por acaso. Diversas aldeias indígenas, quilombos e outros agrupamentos cultivam a planta e se relacionam com o clima quente, ora árido, ora úmido, construindo saberes acumulados ao longo de décadas.
A programação completa do Festival Diamba 2026 será divulgada em breve valorizando especialistas locais e regionais, além de shows que tem na sua essência ligação com a cultura da planta e representantes de diversos ritmos musicais do estado e da região.
__________
Serviço
Festival Diamba 2026
03 e 04 de abril (sexta-feira e sábado)
João Pessoa - Paraíba
Local: Cidade da Imagem (CDI) - Conventinho
Entradas:
https://shotgun.live/pt-br/festival
s/festival-diamba-na-paraiba-2026
Instagram: @festivaldiamba

Nenhum comentário:
Postar um comentário