quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Festival Curta na Serra abre inscrições de filmes para sua 7ª edição



O 7º Curta na Serra - Festival de Cinema ao Ar Livre abre inscrições para curta-metragens e videoclipes que irão compor a programação do festival, que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de março de 2026, no distrito de Serra Negra, em Bezerros (PE)

Consolidado como um dos principais eventos de cinema ao ar livre do país, o festival Curta na Serra se prepara para mais uma edição, na qual promoverá três dias de programação gratuita e aberta ao público, reunindo exibições de filmes, homenagens, apresentações culturais e atividades formativas. Contemplando produções audiovisuais de todo o país, a 7ª edição do Curta na Serra irá premiar filmes nas categorias Curta-Metragem Nacional, Curta-Metragem Pernambucano e Videoclipe. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas entre os dias 18 de dezembro de 2025 e 18 de janeiro de 2026, por meio de formulário disponível no site oficial do festival (www.curtanaserra.com.br).


Segundo o idealizador e produtor executivo do festival, Marlom Meirelles, poderão ser inscritos curtas-metragens finalizados a partir de 2024, produzidos em qualquer formato de captação de imagem, de todos os gêneros, com duração máxima de 20 minutos. “Os filmes selecionados irão compor mostras competitivas que dialogam com a diversidade da produção audiovisual brasileira, fortalecendo o cinema independente e ampliando o acesso do público do interior a obras contemporâneas e relevantes”, destaca.


Cada realizador ou realizadora poderá inscrever até dois filmes. A seleção das obras será realizada pelo membro da Abraccine e crítico de cinema Vítor Búrigo, que assina a curadoria do festival. Os títulos selecionados serão divulgados por meio do site oficial, redes sociais e contato direto com os inscritos.


As sessões do Curta na Serra acontecem ao ar livre, no Anfiteatro de Serra Negra, criando uma experiência única que une cinema, natureza e convivência comunitária. Além da programação presencial, o festival conta ainda com exibição online de parte dos filmes selecionados, ampliando o alcance das obras e fortalecendo a difusão do audiovisual independente.


O Curta na Serra

Consolidado no calendário cultural do audiovisual brasileiro, o Curta na Serra - Festival de Cinema ao Ar Livre tem como proposta promover encontros inclusivos e descentralizados, valorizando a diversidade de narrativas e territórios do país. O festival se destaca por ações de acessibilidade comunicacional, rodas de diálogo, oficinas e encontros entre realizadores, produtores e agentes culturais, contribuindo para a formação e o fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual, especialmente no interior do Brasil.


Localizado entre Gravatá e Caruaru, Bezerros é um município com cerca de 60 mil habitantes, reconhecido por sua forte tradição cultural, que inclui o carnaval dos Papangus, a produção de artistas populares e um expressivo pólo gastronômico. No alto da cidade está Serra Negra, distrito situado a aproximadamente 960 metros de altitude, cercado por reserva ecológica e conhecido por suas baixas temperaturas e paisagens naturais.


É nesse cenário que acontece o Curta na Serra, integrando cinema, música, cultura popular, gastronomia e empreendedorismo local. Ao ocupar esse território com cinema ao ar livre, o festival reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura, a valorização das identidades locais e a circulação do audiovisual brasileiro em novos contextos e públicos.


O 7º Curta na Serra – Festival de Cinema ao Ar Livre é uma realização da Eixo Audiovisual e Pernambuco Filmes, com incentivo do Funcultura, da Secretaria de Cultura de Pernambuco, do Governo de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário