Segundo a diretora executiva Hellen Lopes, o sucesso das candidaturas reflete diretamente o trabalho estratégico conduzido pelo Recife CVB — somado ao amadurecimento do destino e à chegada de novos equipamentos que elevaram o padrão da cidade no mercado MICE - Meetings (Reuniões), Incentives (Incentivos), Conferences (Conferências) e Exhibitions (Exposições). “Tivemos um ano extremamente positivo. De janeiro a novembro, captamos 22 eventos, que representam um impacto econômico estimado de R$ 79 milhões, reunindo 41 mil participantes e alcançando 71% de sucesso nas candidaturas apresentadas. Isso é resultado de um esforço contínuo e coletivo”, declara. “Sem a atuação do Convention alguns desses eventos talvez não escolhessem Recife como sede”, reforça.
Lopes destaca ainda que esse desempenho está diretamente ligado ao fortalecimento da infraestrutura local. “Recife vive um novo momento. A chegada do Recife Expo Center (REC) e a reforma do Pernambuco Centro de Convenções, em Olinda — hoje o maior equipamento do Norte e Nordeste em área de exposições em pavilhão único — ampliam nossa capacidade de receber eventos de grande porte”, avalia. “Somado à recuperação da ocupação hoteleira e ao aumento da chegada de turistas internacionais, esse cenário posiciona Recife como um hub estratégico do Nordeste e explica a crescente atração de congressos, feiras e encontros de alto impacto econômico”, completa.
Dentre novidades que devem contribuir com o aumento de turistas internacionais, por sinal, é a ampliação da malha aérea com o retorno dos voos diretos entre Recife e a Europa por meio da companhia Iberia. Complementando os voos já existentes da Azul, os trechos entre Madri e Recife, que estarão disponíveis a partir de 13 de dezembro, com duração estimada de 8 horas e 20 minutos, deve ser um dos impulsionadores, segundo a presidente do Convention, Carolina Oliveira. “Inicialmente, a rota será operada três vezes por semana (segundas, quartas e sábados), com ampliação prevista para quatro frequências em 9 de fevereiro e, cinco, em 16 de fevereiro de 2026. Esse retorno marca um momento estratégico de reconexão internacional, colocando Recife de novo no mapa da conectividade transatlântica e fortalecendo a cidade como destino de negócios, lazer e experiências”, declara.
Além disso, com as novas estruturas, conectividade aérea ampliada e um calendário robusto, Recife se posiciona como um dos destinos mais atrativos para o turismo de negócios no país. “O turismo de eventos não apenas movimenta a economia, mas também conecta pessoas, gera conhecimento e promove nossa cultura. É sobre isso que o Recife CVB trabalha todos os dias”, conclui Hellen Lopes.
O QUE ESPERAR PARA 2026?
Já em 2026, Recife já conta com seis grandes congressos médicos captados, envolvendo áreas de alta complexidade como cardiologia, medicina intensiva, radiologia, reprodução assistida, endoscopia e medicina regenerativa. Os eventos do próximo ano apresentam uma média de 800 a 3.500 participantes cada, o que totaliza entre 8 a 10 mil profissionais circulando pela cidade. Esses dados evidenciam a confiança das sociedades médicas no destino e consolida Recife como hub nacional de inovação, tecnologia e prática clínica avançada.
A pauta de eventos dos próximos anos, considerando as projeções de 2026 a 2033, confirma o crescimento do destino: 53 eventos estão previstos, somando um público estimado em mais de 1 milhão de pessoas. Entre eles, 23 congressos, 21 feiras e 9 encontros — distribuídos entre internacionais, nacionais, regionais e locais. Cada evento representa um impulso direto na economia, gerando demanda para hospedagem, alimentação, transporte e lazer.
TURISMO DE LAZER
Além do turismo de negócios e eventos, o Recife oferece uma agenda cultural diversa e efervescente, o frevo e o maracatu, no Carnaval, o São João e os festivais gastronômicos e de música que celebram as tradições com um toque contemporâneo. “O turista encontra em Recife uma experiência genuína. A cidade é viva, colorida e acolhedora — e cada visita revela um novo encantamento”, destaca a diretora executiva do Recife Convention. A capital pernambucana ainda é um verdadeiro paraíso para quem ama comer bem. Dos clássicos regionais — como o bolo de rolo, o arrumadinho e o caldinho de peixe — aos restaurantes autorais e premiados, a culinária recifense traduz a alma do seu povo: criativa, intensa e cheia de sabor.
SOBRE O RECIFE CVB
Trabalhando com captação de eventos corporativos e o fortalecimento de toda a cadeia produtiva do turismo na capital pernambucana, o Recife CVB atua desde 2001 como ponte estratégica entre os organizadores de eventos e fornecedores, impulsionando a economia local. A associação sem fins lucrativos é responsável por divulgar a infraestrutura e atrativos da cidade investindo na capacitação e profissionalização do setor turístico incluindo os diversos segmentos envolvidos como meios de hospedagem, transporte e serviços de alimentação.
Com o objetivo de aumentar o fluxo de visitantes e gerar impactos econômicos positivos na região, a entidade participa e promove eventos nacionais e internacionais com o objetivo de fechar novos negócios. O Recife Convention & Visitors Bureau se propõe a auxiliar os associados desde a consultoria inicial até o desenvolvimento e após os eventos. Mantido através do “Room Tax”, taxa voluntária paga por hóspedes dos empreendimentos hoteleiros associados, o recurso é uma ferramenta de sucesso utilizada em várias cidades pelo mundo. “Nosso papel é conectar o trade, o poder público e os organizadores de eventos para transformar oportunidades em negócios”, conclui Hellen Lopes.
Recife Convention & Visitors Bureau
www.visitrecifecvb.com.br | @recifecvb
Site e redes institucionais: www.visitrecifecvb.com.br | @recifecvb

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