terça-feira, 30 de setembro de 2025

Fi Bueno lança “Morena do Grumatá”



Na sexta-feira, 3 de outubro, Fi Bueno lança “Morena do Grumatá”, single que fará parte de seu álbum autoral “FI”, com lançamento para breve. “Morena do Grumatá” chega nas plataformas digitais na sequência de “Realeza Solar”.
O cantor e violonista prepara o novo álbum em parceria com o lendário produtor musical Guto Graça Mello, que já trabalhou com grandes nomes da música como Rita Lee, Maria Bethânia, Elis Regina, Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil.




A primeira amostra do álbum “FI” chegou nas plataformas digitais com “Cabra da Peste”, seguida pelo ijexá/pop “Que Clichê”, uma parceria com Zeca Baleiro, que vem arrebatando ouvintes nas plataformas digitais. Em março de 2025, Fi Bueno lançou "Menina da Pompéia", gravada em dueto com Sandra Sá, e na sequência fez no Teatro Rival Petrobras, no Rio de Janeiro, o primeiro de uma série de shows com a participação especial da cantora para promover o single, que emplacou nas principais rádios do país. Agora, Fi e Sandra voltam a se encontrar nos palcos, no Blue Note São Paulo (14/10) e no Blue Note Rio (12/11).




O novo single “Morena do Grumatá” tem uma pegada rítmica interessante, que passa pelo ijexá e o samba-rock, revelando a influência de Caetano Veloso e de Jorge Ben Jor na música de Fi Bueno. “É uma das músicas principais desse novo disco, que produzi junto com o Guto Graça Mello. E Morena do Grumatá tem também como destaque o Paulinho Calasans, que está fazendo os teclados e piano. O arranjo é meu com Paulinho, com a produção geral do Guto. Trabalhamos bastante no estúdio”, comenta Fi. “É uma música que traz a referência da religião africana, fala da mistura e do nascimento do Umbanda no Brasil, então conta um pouquinho dos orixás e da relação desses orixás com os elementos da natureza. E tem essa referência africana na pegada rítmica também, numa onda Ijexá que flerta com samba, baião, e vai pro samba-rock. É uma música muito dançante, bem pop e MPB, com forte influência de Caetano Veloso e Jorge Ben Jor. A harmonia lembra a de Ive Brussel, que eu bolei de uma forma invertida”, revela Fi Bueno.




“Morena do Grumatá” tem Fi nos violões e vocais e os toques de Paulo Calasans (teclados e piano), Jurim Moreira (bateria) e Paulo César Barros (baixo elétrico).



Fi está em turnê de pré-lançamento do álbum com a banda que gravou o disco e aproveitou para registrar os bastidores dos ensaios num mini-doc que já está liberado no youtube. Gravado no estúdio Play Rec, no Rio de Janeiro, com direção audiovisual de Carol Caffé, o mini-doc inclui depoimentos de Fi, do produtor e dos músicos envolvidos no trabalho.


Faça o pre-save e ouça “Morena do Grumatá” aqui: https://onerpm.link/MorenaDoGrumata




MORENA DO GRUMATÁ (Fi Bueno)


Voz, violão: Fi Bueno


Piano e Teclados: Paulo Calasans


Baixo Elétrico: Paulo César Barros


Bateria: Jurim Moreira


Produção e Direção Musical: Guto Graça Mello


Foto capa: André Grego

Nenhum comentário:

Postar um comentário