quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Grupo paraibano Ser Tão Teatro comemora 18 anos de trajetória e leva apresentações, oficina, demonstração de trabalho e intercâmbio artístico a Paris com apoio da Funarte



Grupo paraibano Ser Tão Teatro comemora 18 anos de trajetória e leva apresentações, oficina, demonstração de trabalho e intercâmbio artístico a Paris com apoio da Funarte.

O Ser Tão Teatro, coletivo paraibano reconhecido por sua pesquisa cênica vigorosa, celebra 18 anos com um marco em sua trajetória: a internacionalização. A participação do Coletivo na Mostra La Terreirada em Paris foi viabilizada pelo Programa Funarte Brasil Conexões Internacionais, no âmbito do Ano Cultural Brasil-França 2025, com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura do Governo do Brasil. Além da participação na Mostra com apresentação e oficina, o grupo formado por Thardelly Lima, Rafa Guedes, Cely Farias, Polly Barros e Paulo Philippe, e acompanhado do iluminador Fabiano Diniz, desembarca em Paris para uma série de atividades entre 6 e 11 de setembro, incluindo também a demonstração do novo trabalho e intercâmbio artístico com grupo parisiense.


A programação começa com o aclamado espetáculo "Alegria de Náufragos", que será encenado no dia 6 de setembro no Teatro Le Totem, dentro da programação da Mostra La Terreirada, e no dia 8 na sede do Grupo de Teatro do Oprimido de Paris. Além das apresentações, o coletivo ministrará uma oficina que percorre sua trajetória criativa, desde técnicas de interpretação até a musicalidade e improvisação que marcam seus trabalhos.


No dia 11, o grupo compartilhará seu novo processo criativo intitulado “O dia em que o mundo acabou começou assim”, com uma demonstração aberta ao público e a artistas locais, fortalecendo a ponte cultural entre Brasil e França. A ação é fruto de parceria com a Associação La Terreirada e o Grupo de Teatro do Oprimido de Paris, consolidando a presença da arte nordestina em solo europeu.


Sobre o Ser Tão Teatro

Nascido em João Pessoa (PB) em 2007, o grupo se destaca por sua investigação cênica focada no trabalho do ator, musicalidade e treinamento físico. Com montagens como "Flor de Macambira" e "Alegria de Náufragos", já circulou por festivais nacionais e internacionais, incluindo uma turnê pela Argentina em 2017. A viagem a Paris representa não apenas um salto na carreira do coletivo, mas também a valorização de artistas da região Nordeste, historicamente menos contemplada com oportunidades internacionais.




Serviço:

O quê: Na França tem Ser Tão - Apresentações, oficina, demonstração de trabalho e intercâmbio artístico em Paris

Quando: 6 a 11 de setembro de 2025


Onde:

Mostra La Terreirada


LE TOTEM - 11 Place Nationale, 75013 Paris


06/09 - 20h - Apresentação de Alegria de Náufragos 


TEATRO DO OPRIMIDO DE PARIS -78/80 rue du Charolais, 75012 Paris 


8/09 - 20h30 - Apresentação de Alegria de Náufragos 


DIGITAL VILLAGE - 21 rue Albert Bayet, 75013 Paris


10/09 - 15h - Oficina do Coletivo Ser Tão aberta ao público 


TEATRO DO OPRIMIDO DE PARIS -78/80 rue du Charolais, 75012 Paris 


11/09 - 16h às 18h - Demonstração do novo trabalho “O dia em que o mundo acabou começou assim” + Intercâmbio artístico Ser Tão e Teatro do Oprimido 



Realização: Coletivo Ser Tão Teatro e FUNARTE


Parceria: L'association La Terreirada


Apoio: Governo do Estado da Paraíba - SECULT - Secretaria de Estado da Cultura através do Edital Arte na Bagagem e Le Théâtre de L'Óppimé

Nenhum comentário:

Postar um comentário